Carta que Isabel II escreveu em 1964, pouco após o nascimento do príncipe Eduardo, mostra o seu lado mais maternal. A mensagem foi dirigida à Irmã Helen Rowe, parteira da rainha, e escrita a 5 de agosto daquele ano, apenas cinco meses depois de o bebé nascer.
A monarca tinha 38 anos na altura e mostrava-se encantada com o mais recente membro da família. “Querida Rowie, lamento não termos entrado em contacto antes de teres deixado Londres“, pode ler-se, em primeiro lugar.
Em seguida, Isabel II explicou: “A Mabel [ama real] estava doente, de cama, quando me escreveste e confesso que li mal a tua carta à pressa e fixei mal o dia que disseste. Quando estive em Arundel na semana passada, de repente lembrei-me da tua carta, mas claro que era tarde demais“.
Logo depois, contou a Rowe como estavam a ser os primeiros meses de Eduardo: “O bebé é maravilhoso – bom como o ouro, a tentar sentar-se, e pesa 7,1kg! Sorri e ri-se para toda a gente, deixa todos felizes“. Em seguida, comentou: “O Carlos, fico feliz em dizer, está melhor, mas ainda muito frágil“.
Por fim, a rainha disse: “Espero ver-te quando voltarmos em outubro. Atenciosamente, Isabel R.“. Apenas dois anos depois desta troca de palavras, a parteira veio a falecer, em 1966.