As últimas semanas têm sido intensas para a filha mais velha de Letizia e Felipe VI que, num espaço curto de tempo, concluiu várias etapas na sua formação para rainha, tais como o juramento de bandeira, depois de ter ingressado na Academia Militar de Saragoça, o primeiro Dia Nacional de Espanha enquanto militar ou, mais recentemente, a entrega do Prémio Princesa Astúrias, em Oviedo. Aproxima-se agora mais uma data marcante e já é possível saber todos os pormenores do juramento da Constituição da princesa Leonor no dia do 18.º aniversário, que se assinala a 31 de outubro.
Cumprindo a tradição e a lei, tal como está previsto no artigo 61.º da Constituição espanhola, a princesa herdeira promete não só lealdade ao rei, mas também cumprir rigorosamente as suas funções, manter e defender a Carta Magna, e respeitar os direitos de todos os cidadãos.
Responsabilidades para as quais Leonor há muito que está a ser preparada. Um facto que a própria confirmou no seu discurso na entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, na última sexta-feira, dia 20 de outubro, em Oviedo:
“No dia 31 farei 18 anos e terei a honra de prestar juramento à Constituição, com o que isso significa para mim, pessoal e institucionalmente. O que vos posso dizer é que compreendo muito bem e estou consciente do meu dever e das minhas responsabilidades”, afirmou a filha mais velha de Letizia e Felipe VI.
Assim, às 11h00 da manhã de dia 31, os reis de Espanha e as filhas vão chegar à Carrera de San Jerónimo, em Madrid escoltados pelo esquadrão da Guarda Real e onde serão serão recebidos pelo presidente do Governo, Pedro Sánchez, e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Teodoro Esteban López Calderón. Nessa altura será formado o Batalhão de Honra, que integra elementos do Exército, Marinha, Força Aérea e Guarda Civil.
Cumprindo um rigroso protocolo, seguirão depois para o Palácio do Congresso dos Deputados, onde após os cumprimentos oficiais, terá início a Sessão Solene das Cortes Gerais. E depois do discurso de Francina Armengol, presidente do Congresso dos Deputados, será pedido à princesa herdeira que preste o juramento previsto na Constituição.
Logo de seguida, na Sala de Sessões, a Princesa das Astúrias receberá das mãos dos presidentes do Congresso dos Deputados e do Senado, Pedro Rolllán, as medalhas de cada uma das câmaras e assinará o Livro de Honra do Congresso dos Deputados. A família real cumprimentará depois todos os presentes e assistirá, a partir da escadaria do palácio, ao desfile militar.