Tal como estava definido pelo artigo 61.º da Constituição espanhola, Leonor de Borbón e Ortiz fez hoje, dia em que atingiu a maioridade, o seu juramento perante as Cortes Gerais e as altas individualidades espanholas, no Congresso dos Deputados, em Madrid. Mas o que jurou a princesa Leonor sob o olhar emocionado do pai, o rei Felipe VI?
Já depois de se ter ouvido o hino nacional e do marcante discurso da presidente do Congresso dos Deputados da Espanha, Francina Armengol Socías, a princesa das Astúrias prometeu cumprir os seus deveres, as leis e ser leal ao rei, desempenhando assim o papel que lhe foi atribuído por nascença há 18 anos.
“Juro cumprir fielmente as minhas funções, manter e defender a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autónomas e a lealdade ao Rei”, afirmou a princesa Leonor enquanto colocava a mão sobre a Carta Magna.
Ao mesmo tempo, no Pátio da Artilharia do Palácio Real, a Guarda Real tocou o hino e na Catedral de Almudena uma salva de 19 tiros de canhão assinalava o solene momento.
Acompanhada pelos pais e pela irmã, Leonor seguiu para outra sala do Palácio dos Congressos, onde a princesa herdeira recebeu duas peças importantes e simbólicas.
De seguida, já no Salão de Ministros, a princesa Astúrias assinou o Livro de Honra, tal como o seu pai há 37 anos, para depois passar a sessão de cumprimentos de todos os convidados para este ato solene.
A cerimónia foi encerrada pelo majestoso desfile militar, no qual participaram mais de 400 membros, que iclui representantes do Exército, Força Aérea e Marinha, acompanhado por uma banho de multidão pelas ruas de Madrid, que se engalanou para celebrar este dia, até ao Palácio da Zarzuela.
Veja o vídeo do momento do juramento da Constituição.