Chegou ao mundo 14 minutos após as nove da noite, do dia 14 de novembro de 1948, no Palácio de Buckingham. Hoje, no mesmo dia mas em 2023 e seis meses depois de ter sido coroado rei, Carlos III celebra, pela primeira vez, o aniversário na condição de monarca.
A comemoração do nascimento de um rei é, na Grã-Bretanha, motivo de grande celebração e, por isso as festividades começaram no início da semana e vão prolongar-se depois do dia de hoje.
Carlos deu o pontapé de partida e organizou, ontem, uma festa em Highgrove, a sua residência em Gloucestershire. O rei recebeu amigos, familiares e vizinhos – numa lista final escolhida por votação – com a mesma idade, 75 anos, para um chá no Orchard Room, com vista para os jardins da propriedade, durante o qual convidados e “campeões da comunidade” desfrutaram de música ao vivo.
No entanto, há várias atividades previstas para hoje, incluindo o lançamento do projeto Coronation Food , que tem como objetivo eliminar o desperdício de alimentos, uma temática pelo qual Carlos sem lutou e é apaixonado. Por isso, os monarcas visitarão um centro de distribuição de excedentes alimentares, nos arredores de Londres, e falarão com funcionários e voluntários de algumas das maiores cadeias de supermercados do Reino Unido sobre como redistribuir alimentos. Este novo programa, que terá uma duração de cinco anos, é uma das ideias do rei para combater a crise do custo de vida e reduzir o desperdício.
À noite haverá uma festa de aniversário privada em Clarence House, onde, segundo fontes próximas do monarca, a lista de convidados é “limitada” a familiares imediatos e amigos próximos. Tudo leva a crer que o príncipe Harry e a mulher, Meghan, não comparecerão. Recentemente, um porta-voz da empresa dos duques de Sussex, a Archewell, revelou à imprensa norte-americana que “não houve contato sobre um convite para o próximo aniversário de Sua Majestade”.
Carlos aproveitar ainda o seu aniversário para apresentar a The Prince’s Trust. Trata-se de uma instituição de caridade que ele fundou após ser dispensado da Marinha em 1976 e que agora será renomeada como The King’s Trust. O Palácio de Buckingham anunciou que esta alteração acontece para evitar uma possível confusão com a Fundação Real do Príncipe William.
O rei faz ainda questão de assinalar este dia celebrando todo os 75º aniversários comemorados este ano, como é o caso do Sistema Nacional de Saúde Britânico.