
Fotos: D. R
Nova biografia sobre Harry revela como foi ignorado na morte da avó
Súplicas e mensagens sem resposta são as principais queixas de Harry nas horas que viveu antes da morte da avó. Em Endgame, o livro de Omid Scobie, conta-se a história de como os acontecimentos se desenrolaram depois dos Sussex terem sido informados da deterioração do estado de saúde de Isabel II.
A paz que se gerou em ambos os lados do Atlântico entre o Palácio de Buckingham e o duque e a duquesa de Sussex, na sequência do telefonema que Harry fez ao pai a propósito do 75º aniversário, pode ser de curta duração. Omid Scobie, um jornalista e escritor próximo dos Sussex, escreveu uma nova biografia sobre o casal, na qual faz revelações sobre a relação tensa entre William e o irmão, mais em concreto, no dia que antecedeu morte da monarca inglesa.
De acordo com Endgame, que estará nas livrarias no final deste mês, o príncipe de Gales terá ignorado as mensagens de Harry, enquanto a avó já estava bastante debilitada, no Castelo de Balmoral, e Harry tentava chegar ao Reino Unido. Scobie afirma ainda que o duque de Sussex “vivia na ignorância sobre o estado de saúde da sua avó horas antes da sua morte”.
Sem surpresas, Endgame centra-se na vida da família real após a morte de Isabel II. O livro conta como os Sussex se encontravam na Europa, em setembro de 2022, para uma série de compromissos, quando foi anunciado que os médicos tinham aconselhado à rainha descansar. A imprensa britânica, que já teve acesso a uma cópia da publicação, revelou um excerto: “Na manhã seguinte, os Sussex não faziam ideia de que o Palácio de Buckingham já estava a planear as últimas horas da rainha e os primeiros dias da nova era da monarquia, até que o telefone do duque começou a tocar. Era um número desconhecido e ele normalmente ignorava-os”. Perante a sua insistência, Meghan disse ao marido para atender. Era o pai dele.
Carlos III informou-o de que ele e Camilla iriam viajar da sua casa de campo, em Dumfries House, na Escócia, para Balmoral, onde a princesa Ana já se encontrava com a rainha. Como o fim estava próximo, aconselhou-o a ir imediatamente para a Escócia. Perante a gravidade da situação, Harry escreveu uma mensagem de texto ao irmão, perguntando-lhe como tencionava ir com Kate para a Escócia e se podiam juntar-se a eles. Contudo, segundo a publicação, não obteve resposta. “William ignorou-o. Ele claramente não queria ver o irmão”, disse uma fonte a Scobie.
Harry rezou para que a morte não se tornasse pública até ele chegar. Porém, em Endgame, é revelado que o filho mais novo de Carlos III soube que a avó tinha morrido ao mesmo tempo que todos. A notícia foi anunciada publicamente às 18h30, de 8 de setembro de 2022, enquanto Harry voava. Apesar do príncipe ter pedido para se esperar para oficializar a notícia, uma vez que o mau tempo obrigou o seu avião a fazer um desvio antes de aterrar, o anúncio foi feito. Scobie considera uma “traição” o facto de não se esperar que o duque de Sussex soubesse da morte da avó em privado. O autor afirma que a rainha “teria querido que Harry soubesse que ela tinha morrido antes de toda a gente”. Contudo, existem versões contraditórias sobre este facto, uma vez que, inicialmente, se afirmou que o rei telefonou pessoalmente ao filho mais novo para lhe dar a notícia. No entanto, Harry nega-o, sublinhando que soube pela imprensa quando desembarcou do avião, no aeroporto de Aberdeen.
Além disso, viajou sozinho porque o pai lhe tinha dito que Meghan não devia acompanhá-lo e que Kate também não estaria presente, pois iria buscar os filhos ao primeiro dia de aulas depois do verão. Quando chegou a Balmoral, a rainha já tinha falecido e o pai e irmão também já lá não estavam. Harry não terá tido nenhum contacto com William nos dias que se seguiram.
O Endgame afirma que William “se recusa a falar” com Harry e que a relação entre os irmãos, outrora muito próxima, é intransponível. O herdeiro do trono considera o irmão um “desistente” e “não há volta a dar”. O Palácio de Buckingham, como sempre, não comenta o assunto. Além disso, o príncipe de Gales acredita que o seu irmão “sofreu uma lavagem cerebral por um exército de terapeutas” e que já não o reconhece.
Nova biografia sobre Harry revela como foi ignorado na morte da avó
Nova biografia sobre Harry revela como foi ignorado na morte da avó