Se o Natal 2022 foi absolutamente marcado pela ausência e homenagens à rainha Isabel II, que morreu a 8 de setembro, o de 2023 volta a ser celebrado com alegria e entusiasmo. E a foto da coroação, o grande momento de Carlos III e Camilla, inspira postal de Natal dos reis de Inglaterra, partilhado pela casa real.
A foto, de Hugo Burnand, foi tirada depois da cerimónica da coroação, na Sala do Trono do Palácio de Buckingham, que aconteceu em Londres, a 6 de maio, e que foi, sem dúvida, não só o momento do ano para os britânicos, mas também um dos eventos mundias do ano e até do século.
E nos últimos meses temos assistido à relação especial que Carlos III e Camilla têm construído com os seus súbditos e que, ao contrário do se pensava – sobretudo por causa da imagem sempre presente de Diana, que morreu a 31 de agosto de 1997, num acidente de viação, em Paris -, conquistou o Reino Unido.
O que parece continuar sem solução é a relação do rei com o filho mais novo, Harry. Por ocasião do aniversário de Carlos III, a 14 de novembro, os duques de Sussex telefonaram ao aniversariante e levantou-se a hipótese de Meghan e Harry, acompanhados pelos filhos, Archie, de quatro anos, e Lilibet, de dois, desfrutarem do Natal no Reino Unido, junto da família real.
Mas o lançamento de Endgame, o novo livro de Omid Scobie sobre os Windsor, parece ter deitado a perder ao revelar, na edição holandes que foi mesmo retirada das livrarias, que Kate e Carlos III terão sido os alegados autores dos comentários racistas sobre a cor de pele do filho mais velho dos duques de Sussex.