A imperatriz foi protagonista de um momento muito especial, no último sábado, dia em que fez 60 anos, uma idade tão especial no Japão, que tem mesmo um nome próprio: Karenki. E no dia do seu 60.º aniversário, Masako do Japão relembra a sua luta contra a depressão e agradeceu o carinho que tem recebido ao longo de tantos anos, em especial depois de ter sido diagnosticada, há duas décadas, com uma depressão.
Na mensagem divulgada pela Agência Imperial, a mulher do imperador Naruhito decidiu falar sobre a sua saúde, muito delicada desde há vários anos e já diagnosticada como “distúrbio de adaptação”. Masako fez questão de agradecer os “sentimentos calorosos” que tem recebido ao longo do tempo dos seus cidadãos e manifestou o desejo de “seguir em frente”. A imperatriz expressou ainda o seu entusiasmo por “continuar a caminhar no sentido do futuro”.
“Tenho um profundo agradecimento por todos os que têm cuidado de mim, a começar pelos meus pais que me criaram com tanto amor”, afirmou a imperatriz, revelando o seu desejo de “continuar a esforçar-me” nos anos que se seguem.
Os médicos de Masako do Japão também se pronunciaram este sábado, dia do aniversário da imperatriz, sobre o seu estado de saúde. Num comunicado separado, a equipa reconheceu os esforços que a imperatriz tem feito para levar a cabo o maio número possível de compromissos oficiais, reforçando igualmente a sua necessidade de descansar já que a sua condição mental passa por altos e baixos.
No passado mês de junho, a imperatriz acompanhou o imperador Naruhito a uma viagem oficial à Indonésia, algo que não acontecia desde que foi diagnosticada em dezembro de 2003. Desde essa altura que Masako não fazia parte de nenhuma visita de estado a um país estrangeiro.