Exilado em Abu Dhabi desde 2020, o rei emérito de Espanha tem regressado, sempre que lhe é possível, a Espanha. Nos últimos meses, até mais do que uma vez: em outubro, por ocasião dos 18 anos da neta , a princesa herdeira Leonor, e, mais recentemente, por ocasião dos 60 anos da infanta Elena, a filha mais velha, com quem tem uma relação muito cúmplice e especial.
Agora, por ocasião do seu 86.º aniversário, que se celebrou a 5 de janeiro, Juan Carlos de Espanha recebeu a revista espanhola Hola na sua casa, na capital dos Emirados Árabes Unidos e, entre muitas confissões sobre esta nova fase da sua vida, o pai do rei Felipe VI revelou, ainda que de forma velada, um desejo especial: voltar a poder “dormir no Palácio” da Zarzuela, que foi a sua quase durante quase 60 anos, sempre que vier a Espanha. Juan Carlos revela ainda que tem saudades do mar de Espanha e de Madrid.
Recorde-se que, em 2020, depois do Supremo Tribunal ter dado início a uma investigação de um caso de alegada corrupção que envonlvia o rei emérito, Juan Carlos comunicou ao filho, o rei Felipe VI, a decisão de abandonar Espanha para viver em Abu Dhabi.