Kate encontra-se internada depois de ter sido submetida a uma cirurgia abdominal ontem, dia 16, no hospital privado The London Clinic, O anúncio foi feito pelo Palácio de Kensington e partilhado nas redes sociais dos príncipes de Gales. De acordo com o comunicado, a princesa ficará internada entre 10 a 14 dias antes de regressar a casa, onde continuará a sua recuperação. E, em conformidade com o conselho dos médicos, só retomará a sua agenda profissional depois da Páscoa, que se assinala a 31 de março.
Leia o comunicado na íntegra:
“Sua alteza real, a princesa de Gales, deu entrada ontem no hospital para uma cirurgia abdominal planeada. A operação foi bem sucedida e espera-se que permaneça no hospital durante dez a catorze dias antes de regressar a casa para continuar a sua recuperação. De acordo com os conselhos médicos, é pouco provável que regresse às funções públicas antes da Páscoa.
A princesa de Gales tem consciência do interesse que esta declaração irá suscitar. Espera que o público compreenda a sua vontade de manter a maior normalidade possível para os seus filhos e o desejo de que a informação médica pessoal permaneça privada. Por conseguinte, o Palácio de Kensington só fornecerá atualizações sobre os progressos de Sua Alteza Real quando houver informações significativas.
A princesa de Gales deseja pedir desculpa a todas as pessoas afetadas pelo adiamento dos compromissos previstos. Espera poder retomar a agenda o mais rapidamente possível”.
Esta intervenção apanhou todos de surpresa e aguarda-se com expectativa mais pormenores sobre o estado de saúde da mulher do príncipe William, que fez 42 anos no passado dia 9, uma data que assinalou em privado, junto do marido e dos filhos, os príncipes George, de dez anos, Charlotte, de oito, e Louis, de cinco.
O facto de o comunicado começar por dizer que a intervenção cirúrgica foi planeada e terminar com um pedido de desculpas pela necessidade de cancelar a agenda da princesa já desendeou algumas especulações sobre a aparente contradição. Os próximos dias trarão, certamente, alguma clareza.