Jaime Peñafiel, de 91 anos, jornalista e conhecido em Espanha como o “rei da crónica social”, tem uma guerra antiga com a rainha Letizia. Semana após semana, nas colunas Crónica e La Otra Crónica, do jornal El Mundo, onde trabalhava há 20 anos, o jornalista fazia acusações polémicas sobre a rainha que se estenderam e aumentaram ao longo dos anos. A gota final deu-se há dez dias, com Peñafiel a ser entrevistado para o canal de YouTube La Reunión Secreta e a dizer que Leonor, de 18 anos, e Sofía, de 16, teriam sido geradas a partir de óvulos doados a Letizia pela irmã Erika, que se suicidou em 2007.
O jornalista afirmou que “Letizia tinha problemas em engravidar. Sei por outras fontes que ela ia a Valência tratar-se de problemas genéticos. Segundo as minhas fontes, a sua irmã Erika cedeu óvulos a Letizia para que pudesse engravidar. Não é mau, nem estranho, nem criticável. Ao que parece, era por isso que Erika tinha paixão pelas filhas de Letizia, porque eram suas meias-filhas. Tanta paixão tinha Erika que Letizia proibiu-a de ir à Zarzuela e de aproximar-se das meninas. Foi esse o motivo por que Erika se suicidou. É o que me dizem as minhas fontes.”
Declarações que causaram perplexidade, tanto pela gravidade da acusação, como pelo facto de Erika ter morrido em fevereiro de 2007, dois meses antes do nascimento da filha mais nova da rainha, Sofía, o que põe em a causa a credibilidade das afirmações do cronista, uma vez que, a ser excessivamente próxima de alguma sobrinha, só poderia sê-lo de Leonor, na época com um ano e meio.
Depois disto, o cronista foi despedido do jornal El Mundo, onde trabalhava há décadas. Embora o jornal tenha atribuído a sua saída a uma decisão tomada há meses por razões relacionadas com o orçamento previsto para 2024, afirmando que o momento era apenas uma coincidência, ficou a suspeita.
Recorde-se que no seu novo livro sobre a mulher do rei Felipe VI, intitulado Letizia y Yo, o jornalista espanhol diz que a rainha teve um romance com Jaime Del Burgo, ex-marido da sua outra irmã, Telma Ortiz, quando eram ambos solteiros, e que esse caso foi retomado depois de Letizia já estar casada com Felipe VI.
Uma história que vem do próprio Del Burgo, que chegou a publicar nas suas redes sociais um post em que reproduz uma suposta mensagem amorosa de Letizia quando esta estava grávida da filha mais velha, Leonor.