Tudo indica que Letizia, Felipe, Sofía e Juan Carlos estarão juntos no Reino Unido amanhã, dia 27 de fevereiro, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, por ocasião de uma homenagem ao rei Constantino da Grécia, que morreu a 10 de janeiro de 2023.
A cerimónia, uma iniciativa de Carlos III, já deveria ter acontecido mas teve de ser adiada por culpa do diagnóstico de cancro do rei e também da cirurgia abdominal de Kate. Aliás, o rei de Inglaterra não vai assistir à cerimónia, fazendo-se representar pela mulher , a rainha Camilla.
Por seu lado, os reis de Espanha já confirmaram a sua presença, tal como a rainha emérita Sofia, irmã de Constantino II. Resta saber se Juan Carlos se deslocará de Abu Dhabi para Londres, o que parece quase certo, uma vez que o rei emérito e o cunhado eram muito próximos. Presentes estarão também a viúva, Ana Maria, os seus filhos e netos.
A última vez que a família real esteve reunida foi no almoço do 60.º aniversário da infanta Elena, em dezembro último, em Madrid, mas não há registos fotográficos desse momnto. E em atos oficiais foi precisamente nas cerimónias fúnebres de Constantino II na Grécia, em janeiro de 2023, e nas da rainha Isabel II, em setembro de 2022, no Reino Unido. Na altura, na Abadia de Westminster, foi possível ver sentados lado a lado os reis eméritos Sofia e Juan Carlos com Letizia e Felipe VI, cumprindo o rigoroso protocolo da família real britânica, que a família real espanhola nem sequer tentou constestar e cumpriu rigorosamente. Uma imagem que podemos, talvez, voltar a ver precisamnte amanhã.