Os compromissos oficiais da realeza não podem esperar, pelo que o herdeiro do trono da Noruega, o príncipe Haakon, assume as funções do pai, o rei Harald, enquanto este continua internado devido a uma infeção. O monarca, de 87 anos, encontra-se a ser vigiado num hospital na Malásia, onde estava de férias quando adoeceu.
Acompanhado pela mulher, a princesa Mette-Marit, na passada quarta-feira, 28 de fevereiro, o príncipe marcou presença num evento da Cruz Vermelha sobre gestão de salvamentos na montanha, em Finse, onde atualizou o público sobre o estado de saúde do pai, com quem tinha falado poucas horas antes pelo telefone.
“Sentiu-se um pouco melhor“, começou por dizer, revelando: “E estava de bom humor. Por isso, foi bom termos uma pequena conversa”. Quanto ao regresso do rei à Noruega, avançou: “Ainda não se decidiu, vamos ver, pouco a pouco.”
Adiante-se que o rei Harold está a ser assistido no hospital Sultanah Malihai, na ilha de Langkawi, pela sua própria equipa de médicos, que se deslocou até à Malásia especificamente para o acompanhar. A seu lado encontra-se a mulher, a rainha Sonia, com quem o soberano realizou uma visita de estado à Tanzânia em meados de fevereiro, a última aparição pública do casal.
Esta é a segunda vez que o monarca precisa de assistência médica este ano. No final de janeiro, a Casa Real emitiu um comunicado no qual informava que este lutava contra uma infeção respiratória que o impedia de cumprir as suas funções durante alguns dias. Na verdade, nos últimos anos o rei norueguês tem enfrentado vários problemas de saúde, mas, como já afirmou no passado, descarta a opção de abdicar do trono.