![William e Kate vivem primeira grande crise institucional](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2022/09/220916_GettyImages-1424323062-1600x1067.jpg)
Foto: Getty Images
Cerca de dois meses depois de a princesa ter sido submetida a uma cirurgia abdominal, William e Kate vivem primeira grande crise institucional. Desde que o palácio anunciou o internamento de Kate que a sua saúde tem sido um dos temas mais comentados pela imprensa britânica e internacional, pois, ao contrário do que aconteceu com Carlos III, diagnosticado recentemente com cancro, não se sabe qual o problema que obrigou a mulher de William a ser operada. Nesse sentido, o secretismo em volta do assunto está a incomodar o público, que gostaria de ter eclarecimentos por parte do palácio.
A intensificar o clima tendo está a polémica com a mais recente fotografia de família de Kate com os filhos. Na imagem, a princesa posa com os três filhos, George, Charlotte e Louis, a propósito do Dia da Mãe, celebrado no país no passado dia 10 de março. Contudo, suspeitas de manipulação da imagem – posteriormente confirmadas pela própria Kate – fizeram com que várias agências de notícias internacionais a retirassem dos seus serviços.
![O retrato de família de Kate que está a gerar polémica](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2024/03/240310_GITCqi7WsAAxXEF-720x1080.jpg)
Foto: Príncipe William / Kensington Palace
No dia seguinte a mulher de William viu-se mesmo obrigada a emitir um comunicado para explicar a situação e fazer um pedido de desculpa. “Como muitos fotógrafos amadores, eu faço experiências com edição ocasionalmente“, começou por justificar a princesa, um dia depois da partilha, afirmando ainda: “Quero expressar as minhas desculpas por qualquer confusão causada pela fotografia de família que partilhámos ontem“.
Pouco depois da divulgação do comunicado, a princesa de Gales foi fotografada ao lado do marido a saírem de carro da sua casa, Adelaide Cottage, em Windsor. William dirigia-se à missa que assinalou o Dia da Commonwealth na Abadia de Westminster e Kate teria um compromisso pessoal.
Nem o pedido de desculpa, nem o posterior vislumbre da princesa no veículo foram suficientes para amenizar as suspeitas quanto ao seu estado de saúde. Agora, é pedido ao palácio que divulgue a fotografia original, antes de qualquer edição, de forma a que o público possa ver o estado real da mulher de William.
Esta crise surge num momento de grande fragilidade na família real britânica, pois Carlos III está impossibilitado de cumprir alguns deveres reais devido aos tratamentos que está a fazer e também porque William está mais afastado de alguns compromissos oficiais, de modo a apoiar a mulher durante a sua convalescença, sendo Camilla quem tem assumido grande parte da agenda real.