Foram dois dias intensos para os reis de Espanha nesta visita aos Países Baixos, a convite dos reis Máxima e Guilherme, marcado por um desfile de joias e tiaras no jantar de gala no Palácio Real de Amesterdão, na noite de quarta-feira, dia 17 de abril. Jantare este que significou também a estreia da princesa herdeira Amalia, a filha mais velha dos reis dos Países Baixos, numa cerimónia do género.
Mas durante estes dois dias, Letizia e Felipe VI, sempre acompanhados por Máxima e Guilherme, visitaram também vários espaços e projetos sociais, sempre num registo de enorme cumplicidade e amizade. E como não podia deixar de ser, os holofotes estiveram sempre mais virados para as rainhas e, sobretudo, para as suas escolhas de guarda-roupa.
Ambas apaixondas por moda e consideradas duas das rainhas mais elegantes da Europa, Letizia, de 51 anos, e Máxima, de 52, fizeram jus à fama. Sofisticação e tendência marcaram as suas escolhas.
Depois dos primeiros looks em verde da rainha de Espanha e em cor-de-cereja da rainha dos Países Baixos na cerimónia de boas-vindas na praça Dam, em Amesterdão, Letizia surpreendeu numa arrojada mistura de cores: cor-de-rosa e laranja (a cor dos Países Baixos) na manhã de ontem, 18 de abril, numa visita às instalações da organização LAB6, um projeto que apoia a luta pela saúde mental entre os adolescentes e, à tarde, no Festival de Cine Espanhol de Amesterdão, no Teatro Real Tuschinski.
A rainha de Espanha recuperou o vestido laranja Carolina Herrera que usou na visita à Suécia, em 20122, que combinou com um contrastante casaco oversize cor-de-rosa também da famosa designer venezuelana, e que combinou com uns sling back fucsia da Magrit e carteira, também na mesma cor, da marca espanhola Olivia Mareque.
Já Máxima, que é uma grande adepta de cores fortes, optou por um visual monocromático em bege com cintura macada por um cinto, de Claes Iversen, que combinou com um toucado exatamente da mesma cor e tecido, sapatos altos Gianvito Rossi em camurça castanha, e uns brincos gota de Steltman Jewelry & Atelier.
Ao ínicio da noite já na companhia dos reis Felipe VI e Guilherme, e ainda da princesa Amalia, Letizia e Máxima exibiram ambas dois impactantes visuais na visita ao Straat Museum de street art e graffiti.
A rainha de Espanha elegeu um original vestido azul-marinho do estilista árabe radicado nos Países Baixos, Mohamed Benchellall, que combina na perfeição uma visão vanguardista e tradicional. Um modelo midi de decote assimétrico e efeito drapeado que termina numa espécie de gola capa, um vez que dá a volta ao corpo tipo caracol. Letizia completou o look com uns sling back em azul-marinho Carolina Herrera e como joias, uns brincos de diamantes que o Sultão de Omã ofereceu à rainha Sofía em 1989.
Quanto a Máxima, recuperou do seu closet um vestido bicolor de mangas curtas, com estampado xadrez em cor de rosa suave e verde-garrafa com um laço Xl de efeto dramático do estilista Jan Taminiau, que usou pela primeira vez numa visita a Nova Iorque há cerca de dez anos. A rainha dos Países Baixos escolheu como acessórios uma carteira em couro verde de Santesteban, o mesmo modelo de sapatos em camurça castanha Gianvitto Rossi.