
Fotos: @kungahuset/ Clément Morin
Os reis da Suécia, Sílvia e Carlos Gustavo, ofereceram um jantar de gala ontem, 23 de abril, na galeria Karl XI do Palácio Real de Estocolmo, em honra do presidente finlandês Alexander Stubb, e da primeira-dama, Suzanne Innes-Stubb, e no qual marcaram presença a princesa herderia Victoria e o marido, o príncipe Daniel Westling, e o príncipe Carl Gustaf com a mulher, a princesa Sofia.
E da sumptuosidade e beleza da decoração da mesa ao requintado menu – composto por ovas de peixe-lapa frescas com couve-flor, prímulas, óleo de endro, molho holandês e limão; tamboril islandês com ervilhas, batatas confitadas, folhas de groselha preta e molho de manteiga ligeiramente fumada; borrego de primavera de Mälardalen com salva, alecrim, alho selvagem, lavanda, barigoule de alcachofra e molho de borrego, e ruibarbo estufado com lírios tahitianos, verbena de limão e madras de almíscar – à elegância e exuberância dos vestidos e das tiaras, os reis da Suécia brilharam em mais uma noite de gala.

Com especial destaque para as mulheres da família real e para as suas magníficas joias, nomeadamente as espetaculares tiaras que elegeram para este jantar de gala. A rainha Sílvia, de 80 anos, escolheu um vestido de saia volumosa em fucsia de George et Arend, que combinou com a Tiara de Nove Pinos.
Por sua vez, a prinesa Victoria recuperou do seu armário um vestido de inspiração nupcial branco com franjas ao nivel da zona frontal e mangas da Toteme, que conjugou com a tiara Lauel, Laurel, que pertenceu à princesa Lilian e é uma das suas preferidas..
E por fim, a princesa Sofia, que reciclou um vestido em tafetá azul-marinho com um corpete espartilhado de Oscar de la Renta, que combinou com a tiara Palmette, a mesma que usou no seu casamento com o príncipe Carl Gustaf, a 13 de junho de 2015, e que foi um presente dos reis da Suécia. É uma peça em diamantes, que pode ser usada cm águas-marinhas, pérolas ou esmeraldas. Mas nesta noite, pela primeira vez foi combinada com safiras.

No discurso, o rei Carlos Gustavo relembrou os fortes laços de amizade com país vizinho: “A Finlândia terá sempre um lugar no coração do povo sueco. Somos vizinhos, amigos e família, com tantas coisas que nos unem. Mantenhamos viva a esperança e enfrentemos os desafios do mundo – juntos!”, afirmou.
Veja a galeria das imagens.