Estávamos no verão de 1992 quando, Felipe, então príncipe das Astúrias e com apenas 24 anos, entrou no Estádio Olímpico de Montjuic. no papel de porta-estandarte da representação espanhola, na qual participou enquanto membro da equipa de vela, na classe Soling, tendo conquistado o sexto lugar. À data, as lágrimas de emoção da irmã, a infanta Elena, deram muito que falar.
Agora, quase 32 anos depois, ao lado da mulher, Letiza, Felipe VI recorda esse momento. Esta sexta-feira, os reis de Espanha estiveram na sede do Comité Olímpico Espanhol, em Madrid, para assistir à cerimónia que homenagou a equipa espanhola nos Jogos Olímpicos de Barcelona e Albertville 92, este último na categoria de inverno, e nos quais, como já referimos, o monarca teve um papel de relevo.
Alejandro Blanco, presidente do COE, relembrou o papel de Felipe VI como porta-estandarte nesse ano de 1992: “Em Barcelona, a equipa olímpica espanhola teve à sua frente o melhor porta-estandarte que uma equipa e um país podem ter, que é Sua Majestade. Representa a nossa identidade, as nossas aspirações e os nossos valores, e é o exemplo perfeito de lealdade, integridade, dignidade, empenhamento e amor pelo nosso país. Sua Majestade foi o porta-estandarte da nossa equipa em Barcelona, e agora o Rei e a Rainha Letizia são os porta-estandartes dessa Espanha com valores. Obrigado, Majestades, por ontem e por hoje”,, afirmou.
Muito elegante num fato encarnado, Letizia, cujo rosto foi captado pelas câmeras presentes neste momento, mostrou-se visivelmente orgulhosa do marido e pai das suas duas filhas, a princesa Leonor, de 18 anos, e a infanta Sofia, de 16.
Sorridente, Felipe VI agradeceu a homenagem: “Bem, a verdade é que é uma grande alegria ver-vos e ver que não estão nada mal, não é? Cuidam-se bem.”, brincou com os atletas ali presentes e que estiveram com ele na cerimónia de abertura em 1992:
“E o desfile inaugural, o que posso dizer? Tive a imensa honra de fazer parte dessa delegação olímpica, de carregar a bandeira….. São memórias indeléveis para mim.”, concluiu.