Na reta final da sua formação militar na Academia Militar de Saragoça, a princesa Leonor recebeu, esta manhã, três altas distinções: Medalha das Cortes de Aragão, a mais alta distinção atribuída pelo parlamento regional, que pretende, com esta distinção, “reconhecer o sentimento de lealdade e respeito para com a Coroa e para com o ideal de serviço que esta instituição simboliza”; o título de Filha Adotiva da cidade e a Medalha de Aragão.
Vestida com o seu uniforme militar e o cabelo apanhado num coque entrançado, a cadete Borbón Ortiz mostrou-se muito feliz com estas distinções. Foram três atos distintos assinalados num só dia, o que se diferencia do que aconteceu em 1986, quando o pai, o rei Felipe VI recebeu estas mesmas altas distinções. Na altura, o então cadete cavaleiro na Academia Militar Geral de Saragoça. viveu três cerimónias em três dias diferentes.
A primeira cerimónia, no Palácio da Aljafería em Saragoça, iniciou-se com a leitura do acordo de atribuição da Medalha das Cortes de Aragão e a entrega da Medalha das Cortes e da Medalha de Aragão. à princesa das Astúrias. No final depois de uma visita ao Palácio, a princesa Leonor assinou o livro de honra.:
“Muito obrigada por me terem concedido a medalha das Cortes de Aragão. Neste palácio de La Aljafería, que foi a casa dosreis de Aragão. Uma ocasião especial que me deu a oportunidade de conhecer mais a sua história e beleza. Com afeto, Leonor, princesa das Astúrias”, escreveu a filha mais velha de Letizia e Felipe VI, que amanhã, 22 de maio, celebram o 20.º aniversário de casamento.
A Princesa das Astúrias recebe a medalha das Cortes de Aragão e a Mewdalha de Aragão no Palácio da Aljafería.
Na segunda cerimónia, na Câmara Municipal de Saragoça, Leonor recebeu o título de Filha Adotiva da capital aragonesa, como manifestação do afeto da cidade pela princesa das Astúrias.
“O título de Filha adotiva de Saragoça reconhece as pessoas que se destacaram pelos seus méritos ou qualidades, especialmente nos domínios cultural, científico, social, artístico, político ou económico, ou pelos serviços prestados em benefício da cidade”, explica a Casa Real, que reconhece que a princesa Leonor fortaleceu os laços coma região desde que ingressou na Academia Militar de Saragoça, em agosto de 2023.
“Posso dizer-vos que o que vivi aqui ultrapassa em muito o que pensava há dez meses. Em Saragoça, em Aragão, senti-me em casa, acolhido e acompanhado numa terra que fará sempre parte da minha vida. Faltam apenas cinco semanas para partir, para receber o meu posto de alferes, e já começo a ter saudades vossas”, afirmou.“Estou muito grata, verdadeiramente grata, pelo que vivi aqui durante este tempo, por tudo o que esta cidade me deu”, concluiu, emocionada, a futura rainha de Espanha, depois de ter recebido das mãos da presidente da Câmara Municipal de Saragoça, Natália Chueca, o bastão de comando.
Entrega do título de Filha Adotiva da Cidade de Saragoça à Princesa das Astúrias
No final, acompanhada pelas autoridades, a princesa dirigiu-se para o Palácio do Arcebispo, onde está a decorrer a seesão de encerramento deste dia histórico na vida da futura rainha de Espanha.