
Fotos: @theroyalfamily e @princeandprincessofwales
Se há imagens que não precisam de legenda, esta é uma delas. Foi tirada ontem, dia 5 de junho, em Portsmouth, cidade portuária do condado de Hampshire, em Inglaterra, onde Carlos III e Camilla assistiram à cerimónia comemorativa do 80.º aniversáro do “Dia D”, que se assinala hoje, 6 de junho.
Ao lado de William, príncipe de Gales, de veteranos, chefes de Estado e populares, os reis recordaram as tropas que, em 1944, se preparavam para partir para um destino incerto em França. Além dos momentos de entretenimento como a música ou o desfile aéreo, houve também partilha de histórias de alguns dos sobreviventes envolvidos na maior invasão marítima da história militar.

E a emoção tomou conta de Carlos III e Camilla, que olhou de forma apaixonada e cúmplice para o marido. A verdade é que as lágrimas de Camilla significam bastante mais do que a memória de um dia histórico. Desde que, no ínício de fevereiro, o marido foi diagnosticado com um cancro, Camilla tem estado sempre ao lado de Carlos III e tem sido um dos rostos mais ativos da família real britânica.
Face a esta situação é normal que a rainha esteja mais sensível e que, num momento com maior carga emotivo como o que foi vivido ontem, possa não ter sido capaz de disfarçar a sua preocupação e estado de espírito. Um sentimento que o rei também não foi capaz de disfarçar.

As comemorações dos 80 anmos do “Dia D” prosseguem hje na Normândia, palco deste importante momento da história mundial, que lançou as bases para a derrota da Alemanha de Hitler na Segunda Guerra Mundial pelos Aliados.
error on HTML5 media element
This content is currently unavailable