Cumprindo uma antiga tradição, uma vez por ano entre junho e julho, o rei muda-se uma semana para a Escócia, altura em que é assinalada a Semana Real na Escócia e durante a qual são celebrada a cultura e a comunidade escocesas. Ontem, dia 3 de julho, o rei Carlos III, de 75 anos, e a rainha Camilla, de 76, acompanhados pelos duques de Edimburgo, e pelo príncipe William, assistiram à cerimónia do Cardo, na Catedral de St Giles, em Edimburgo. Família real inglesa assiste à cerimónia do Cardo, em Edimburgo
Foi precisamente nesta cerimónia que, há um ano, quase dois meses depois de ter sido coroado, Carlos III e Camilla receberam as Honras da Escócia, uma espécie de segunda coroação, que teve lugar na catedral de St Giles, em Edimburgo.
O Palácio de Buckingham divulgou depois uma foto histórica onde se podem ver os reis, o duque de Edimburgo, e o príncipe William ((conhecido como duque de Rothesay na Escócia), envergando os seus trajes de cerimónia, marcados pelos mantos verdes da Ordem do Cardo Selvagem, a mais importante
ordem de cavalaria da Escócia, os chapéus com plumas brancas e as insígnias, onde se inclui a Estrela do Cardo.
Apesar de Sophie de Edimburgo também ter assistido à cerimónia (como s epode ver no vídeo), a duquesa não consta do retrato por não ser uma Lady of the Thistle, a mais alta honra na Escócia e que é um presente do rei, razão pela qual poderá um dia ser agraciada com a mesma.
Foi exatamente o que aconteceu ao seu marido, o príncipe Eduardo, agora duque de Edimburgo, que recebeu esse presente do rei, em março último, por ocasião do seu 60.º aniversário. Já a rainha Camila foi nomeada Lady of the Thistle em junho do ano passado.
“A celebrar os homens e mulheres que tanto contribuíram para a sociedade escocesa nesta cerimónia especial que se realiza hoje em Edimburgo. Parabéns aos mais recentes Cavaleiros e Damas da Ordem do Cardo”, pode ler-se na legenda do vídeo partilhado na conta oficial de Instagram dos príncipes de Gales.