Na sua primeira visita oficial sozinha, a princesa Leonor recebeu também a sua primeira condecoração estrangeira. Apesar de já ter várias condecorações espanholas, como a mais importante, o Tosão de Ouro, a futura rainha de Espanha recebeu das mãos do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, durante a receção no Palácio de Belém, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Princesa Leonor condecorada por Marcelo Rebelo de Sousa
Esta visita aconteceu por iniciativa do Presidente da República que convidou a princesa das Astúrias para vir a Portugal. E tal com estava programado, Leonor, que acabou de completar a primeira etapa da sua formação militar na Academia de Saragoça, chegou a território nacional ao final da manhã. Eram 11h00 quando foi recebida por Marcelo Rebelo de Sousa na Base Militar de Figo Maduro.
Seguiu-se uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos acompanhada pela diretora do Mosteiro dos Jerónimos, Margarida Donas Botto e pelo prior de Santa Maria de Belém, José Manuel dos Santos, e onde a princesa, de 18 anos, depositou umas flores no túmulo do poeta Luís Vaz de Camões. Houve depois um novo encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, momento em que a filha mais velha de Letizia e Felipe VI de Espanha foi agraciada pelo Estado português.
A manhã terminou com um almoço oferecido em honra de Leonor e durante o qual a princesa herdeira recordou que “há dez anos este querido país foi o primeiro destino dos meus pais como rei e rainha de Espanha, por isso não posso negar o quanto é especial para mim estar aqui hoje”.
A futura rainha de Espanha recordou ainda que Letizia e Felipe VI sempre falaram de Portugal com enorme carinho e de como “sempre os fizeram sentir em casa”. E” é assim que me sinto hoje”, acrescentou Leonor, que para esta viagem elegeu um fato encarnado Carolina Herrera, uma das marcas favoritas da mãe, que lhe emprestou uns brincos de rubis.
Espreite a galeria.