Ainda nem teve início e há semanas que tem gerado uma enorme polémica nos media britânicos. A convite de Francia Márquez, vice-presidente da República da Colômbia, Meghan e Harry chegam a este país da América do Sul amanhã para uma visita a Bogotá, Cartagena e Cali. Isto semanas depois do chefe de gabinnte do casal, Josh Kettler, se ter demitido da Fundação Archewll apenas ao fim de três meses de trabalho.Meghan e Harry em contagem descrescente para a polémica visita à Colômbia
Recentemente, os duques de Sussex visitaram a Nigéria, onde, apesar de não terem presença enquanto membros da família real britânica, foram tratados como se estivessem efetivamente a realizar uma visista oficial de Estado. Agora viajam para a Colômbia e a ausência de programa oficial indica, apesar de tudo, que deverá desenvolver-se nos mesmos moldes.
Os media britânicos realçam ainda não haver nenhma ligação dos duques de Sussex à Colômbia, uma vez que as visitas de Harry estão sempre relacionadas ou com os Invictus Games no panorama dos países da Commonwealth, ou ao continente africano em função da proteção da vida selvagem. Mas tudo indica que os duques de Sussex querem ampliar o seu cenário de ação e influência eviram neste convite da primeiria mulher negra a ocupar este cargo político na Colômbia, uma excelente oportunidade.
Segundo informação partilhada no site oficial da presidência, durante esta visita, os duques de Sussex vão encontrar-se com líderes dos movimentos de jovens e de mulheres, para que possam dar voz na promoção de um ambiente digital seguro, um dos objectivos da Fundação Archewell na sua luta contra o cyberbullying: “Estamos certos de que a sua visita contribuirá para destacar, cada vez mais, o papel da Colômbia como um farol de cultura e inovação”, afirmou a vice-presidente colombiana, que explica que esta viagem se insere no âmbito da primeira Conferência Ministerial Global sobre a Eliminação da Violência contra as Crianças.
À volta desta viagem há também a questão da segurança. Recorde-se que Harry terá alegado num documentário da ITV Tabloids on Trial que o Reino Unido não era um país seeguro para ele e a sua família viverem. E os britânicos quiseram saber agora quem paga a segurança de Meghan e Harry nestas viagens. Uma pergunta para a qual não obtiveram ainda resposta, mas que se acredita ser da responsabilidade do país anfitrião.
Uma coisa é certa, esta viagem vai trazer de novo Meghan e Harry para o centro de todas as atenções.