A mulher do príncipe herdeiro Haakon da Noruega celebrou ontem, 19 de agosto, o seu 51.º aniversário, mas ao contrário do que seria normal, a princesa Mette-Marit não tem grandes motivos para festejar. É que o recente escândalo que envolveu o seu filho mais velho, Marius Borg, de 27 anos, fruto de uma anterior relação de Mette-Marit, naõ deixa margem para grandes celebrações.Mette-Marit celebrou 51.º aniversário envolta em polémica
Recorde-se que a 4 de agosto, Marius Borg foi detido depois da polícia ter sido chamada ao seu apartamento, em Oslo, pela namorada do jovem, que acusou o filho mais velho da princesa de agressão física e psicológica.
Crimes que o jovem já admitiu através do seu advogado e que o levaram a desculpar-se e também a assumir a sua dependência de drogas e álcool.
“No fim de semana passado, aconteceu algo que nunca deveria ter acontecido. Infligi danos corporais e destruí objectos num apartamento quando estava intoxicado com álcool e cocaína após uma discussão. Tenho várias perturbações mentais, o que significa que, ao longo da minha educação e vida adulta, tive e continuo a ter problemas. Há muito tempo que me debato com a toxicodependência, uma situação para a qual estive em tratamento no passado. Vou agora retomar este tratamento e levá-lo muito a sério. O meu consumo de drogas e os meus diagnósticos não desculpam o que aconteceu no apartamento de Frogner no passado domingo à noite. Quero ser responsável pelo que fiz e explicar-me-ei honestamente à polícia.“, admitiu.
No entanto, as investigações da polícia prosseguem e as ex-namoradas de Marius, Juliane Snekkestad e Nora Haukland, também já foram chamadas para prestar declarações no sentido de apurar o comportamento do jovem. Por seu lado, também Mette-Marit contactou a jovem vítima, de 20 anos, com quem tem uma relação de amizade, para saber como ela se encontrava.
Mas, na verdade, enquanto o caso prossegue judcialmente, os noruegueses questionam-se sobre a forma como é que o comportamento do filho mais velho da princesa afeta a imagem da família real.
Por todas estas razões, Mette-Marit celebrou a data de forma discreta e na companhia do marido e dos dois filhos do casal: a princesa Ingrid Alexandra, de 20 anos, e o príncipe Sverre Magno, de 18.