A chuva forte foi a protagonista inesperada das celebrações do Dia de Festa Nacional de Espanha, que se assinalou no último sábado, 12 de outubro. E em Madrid, que se tinha engalanado para este dia de orgulho nacional, os reis Letizia e Felipe VI não deixaram de cumprir a tradição e presidir ao desfile militar no qual participaram mais de 4 mil membros das Forças Armadas e das Forças e Corpos de Segurança do Estado. No entanto a chuva obrigou ao cancelamento do desfile aéreo.Acompanhados pela princesa Leonor, Letizia e Felipe VI celebram Dia da Festa Nacional debaixo de chuva forte
E pela segunda vez desde que deu início à sua formação militar, no verão de 2023 na Academia Militar de Saragoça, a princesa Leonor também marcou presença ao lado dos pais, agora enquanto aspirante do primeiro ano na Academia Naval de Marín, em Pontevedra, que integrou em no último mês de agosto.
Para esta ocasião solene, a futura rainha usou o uniforme da Marinha e, tal como o rei, exibiu a insígnia da Ordem do Tosão de Ouro, e ainda a faixa de seda em azul-claro, que representa a Grã-Cruz da Ordem de Carlos III, criada por este monarca em 1771 e que é atribuída aos que se destacam em em benefício de Espanha e da Coroa. A grande ausente, também pela segunda vez consecutiva, foi a infanta Sofia que está a estudar no Reino Unido.
Depois do desfile militar do Dia da Hispanidade, como é também conhecida esta data, seguiu-se a tradicional sessão de cumprimentos (o beija-mão) na Sala do Trono, onde os reis Letiza e Felipe VI e a princesa Leonor receberam cerca de 1300 pessoas.
Espreite o vídeo e a galeria de imagens