Depois de Sydney e Camberra, Camilla e Carlos III viajaram para o pequeno Estado insular de Samoa, onde terminaram a visita oficial à Austrália, a primeira a um reino enquanto reis de Inglaterra.Camilla e Carlos III cúmplices na despedida da visita à Austrália
E apesar de alguns constrangimentos que a história do passado colonial do Império Britânico trouxe nos dias passados em Sudney e Camberra, os reis foram recebidos em Samoa, mais pecisamente na aldeia de Moata’a num ambiente de enorme festa.
Na cerimónia de boas-vindas, à qual assistiram os membros mais importantes da comunidade, Carlos III recebeu o título de grande chefe, a quem foi dado o nome de o nome de Tui-Taumeasina, e a quem ofereceram um porco, diversos colares tradicionais feitos de nozes, para no final brindaram com kava, uma bebida tradicional que tem fins medicinais, religiosos, políticos e sociais.
“Obrigado por uma receção tão colorida na Aldeia de Moata’a! Foi incrivelmente especial assistir a uma cerimónia de boas-vindas ‘ava na Universidade Nacional de Samoa”, afirmou Cralos III na sua conta oficial de Instagram.
Os reis visitaram também a National University of Samoa e o sobeano enalteceu o espírito de entreajuda a importância da educação:
“Ao longo da minha vida acreditei no poder da educação para melhorar as vidas e unir as comunidades da Commonwealth e não só. Podemos aprender muito uns com os outros quando trabalhamos em conjunto no seio da Commonwealth para enfrentar os grandes desafios da nossa época e, tal como acontece com estas bolsas de estudo nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento, para os enfrentar onde eles se fazem sentir mais intensamente“, afirmou.
Durante estes seis dias, saltou à vista a enorme cumplicdade entre Camilla e Carlos III, que apesar de estar a lutar contra um cancro, manteve-se smepre bem disposto e muito comunicativo. Aliás, nos últiomos meses, o rei parece que ganhou mesmo uma nova alegria na forma como comunica com todos os que se aproximam dele, revelando uma até desconhecida naturalidade. E para isso, muito tem contribuído Camilla, a muher jnto da qual encontrou a estabilidade e a segurança para assumir o seu papel de rei depois do reinado de 70 anos da mãe, a icónica rainha Isabel II.
.