Depois do seu irmão Harry ter visitado a África do Sul no início de outubro, William, sozinho, cumpriu agenda institucional na Cidade do Cabo, para comparecer à cerimónia dos Prémios Earthshot Prize, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 6. Este prémio, criado pelo príncipe, celebra este ano ações de jovens ambientalistas provenientes do continente africano e asiático. Príncipe William inicia viagem a África do Sul
Recebido com aplausos e alvoroço, o príncipe esteve com os 100 futuros líderes, e participou, junto dos ambientalistas, em aulas imersivas – e chegou a discursar em algumas – para desenvolver as competências dos jovens em matéria de liderança, narração de histórias e criação de redes em torno da tomada de medidas sobre questões climáticas.
“Todos vós nesta sala são os futuros agentes de mudança, são os líderes, são as pessoas que vão fazer a diferença no futuro”, disse o príncipe de Gales. “É a vossa plataforma, usem-na como for necessário, levem-na, brinquem com ela, transformem-na em algo diferente. Porque acreditamos em vocês e o que vão fazer é mudar o mundo, acredito mesmo nisso.” concluiu William, num discurso inspirador.
Espreite a galeria:
Depois de cumprimentar os ambientalistas e ter percorrido toda a sala, o príncipe juntou-se aos futuros líderes numa selfie muito informal, a mostrar-se envolvido com o grupo. “Obrigado por uma receção incrível na Cidade do Cabo, já me sinto inspirado depois de uma tarde no primeiro programa dos Jovens Líderes do Prémio Earthshot!” escreveu o príncipe nas suas redes sociais.
Espreite o vídeo:
O prémio distingue, com ajuda financeira, jovens ambientalistas que demonstraram grande preocupação com o meio ambiente, seja através dos seus próprios negócios ou de colaborações. Os futuros líderes, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, foram selecionados a partir de um conjunto de candidaturas de cerca de 2.000 provenientes de 50 dos 54 países africanos. Foram convidados mais 20 jovens líderes da Ásia, como legado dos Prémios do ano passado em Singapura.