No livro Charles III: New King. New Court. The Inside Story, o escritor especializado em assuntos da realeza britânica Robert Hardman revelou em primeira mão o último registo que a falecida rainha Isabel II escreveu no seu diário, dois dias antes da sua morte, a 8 de setembro de 2022. O que a rainha Isabel II escreveu em seus diários logo antes de morrer
O diário que monarca mantinha tinha como objetivo “fazer anotações sobre os compromissos, com o objetivo de manter a sua memória em dia” como o livro explica e, dois dias antes de morrer, a rainha escreveu: “O Edward veio ver-me hoje.”
A frase foi escrita no Castelo de Balmoral, sua residência de verão na Escócia, e pensou-se que a soberana estaria a referir-se ao seu filho mais novo, o príncipe Eduardo. Porém, a monarca referia-se a Sir Edward Young, o seu secretário pessoal, que na altura estava a ajudar a preparar a tomada de posse dos novos ministros do Governo de Liz Truss.
E o seu filho e sucessor no trono, Carlos III, manteve o mesmo hábito, escrevendo um diário prático. “O rei não escreve como dantes, mas continua anotar as suas recordações e reflexões sobre os acontecimentos do dia.” revela, ainda, Robert Hardman .
Segundo os media britânicos, mais partes do diário de Isabel II poderão ser reveladas dentro de pouco tempo. “Os vários cadernos de notas muito pessoais da soberana britânica poderão em breve ser examinados”, refere o jornal The Telegraph.