Harry e Meghan partilham postal de Natal de 2024 com os filhos Archie, de 5 anos, e Lilibet, de 3.
O Duque e a Duquesa de Sussex enviaram um postal de Natal no qual desejaram “Boas Festas e um Feliz Ano Novo em nome do gabinete do Príncipe Harry e Meghan, o Duque e a Duquesa de Sussex. Archewell Productions e Archewell Foundations”.
Para transmitir esta mensagem, criaram um cartão personalizado com seis fotografias sobre um fundo verde estrelado.
Cinco das fotografias pertencem a eventos em que participaram durante o ano que está prestes a terminar, incluindo as visitas à Nigéria e à Colômbia, dois destinos onde reinventaram as viagens internacionais e praticaram uma diplomacia à medida deles.
A sexta imagem é a mais pessoal, surpreendente e esperada, pois apresenta os seus filhos.
Embora só possam ser vistos de costas a abraçar os pais no jardim da casa onde vivem, em Montecito, Califórnia, é notório o quanto Archie e Lilibet cresceram desde que apareceram, em 2022, no documentário que os Sussex fizeram para a Netflix ou no postal de Natal do ano anterior em que, pela primeira vez, divulgaram imagens da filha.
Nas saudações deste ano, podemos ver que ambos têm cabelo ruivo, uma caraterística que herdaram do pai, e estão acompanhados pelos seus inseparáveis animais de estimação: um cão preto chamado Pula e dois beagles, Guy e Mamma Mia.
O facto de não divulgarem os rostos dos filhos, prende-se com a tentativa que o príncipe e a mulher fazem de manter Archie e Lilibet o mais afastado possível de uma vida pública e, sobretudo, dos deveres reais a que os seu primos, George, de 11 anos, Charlotte, de 9, e Louis, de 6, estão votados.
Os duques preferem que as crianças vivam uma infância tranquila e anónima, sem a pressão e as repercussões de fazerem parte da família real britânica, onde cada passo é escrutinado ao pormenor.
Raramente temos visto os netos de Carlos III, mas para a iminente época natalícia apareceram de surpresa.
Na verdade, os filhos de Harry e Meghan desconhecem por completo a realidade da realeza.
Archie deixou o Reino Unido quando tinha apenas sete meses (estiveram inicialmente no Canadá antes de se mudarem para a Califórnia), e Lilibet Diana já nasceu nos Estados Unidos e só pisou solo britânico no seu primeiro aniversário, que celebrou em Londres por coincidir com o Jubileu de Platina da sua bisavó, Isabel II, com quem partilha o nome.
Natal longe dos Windsor
Pelo quinto ano consecutivo, os Sussex estarão ausentes da grande reunião familiar que se realiza em Sandringham por ocasião do Natal, um encontro cheio de tradições que, desta vez, não contará com a presença do príncipe André, de Sarah Ferguson, nem das princesas Eugenie e Beatrice de York com as respectivas famílias.
Carlos III estará acompanhado por 36 pessoas, incluindo, pela primeira vez, os filhos e netos da mulher, Camilla.
Na verdade, a distância física e emocional de Harry e Meghan da família real é cada vez maior.
Em fevereiro parecia haver uma aproximação quando o soberano foi diagnosticado com cancro e o filho mais novo o visitou, mas o tempo voltou a esfriar a relação e o fosso parece, neste momento, intransponível.
Harry e Meghan partilham postal de Natal com os filhos, Archie e Lilibet