O conceito é simples: 14 lugares sentados à volta de um balcão central, no qual os chefs Vítor Matos e Francisco Quintas, os “dois macacos” de serviço, bem como a respetiva equipa, exploram a partilha e a criatividade culinária. O objetivo, dizem, é levar uma experiência sensorial completa aos seus convidados, concebida para destacar os ingredientes na sua forma mais pura.
O 2 Monkeys está localizado na cave do Torel Palace Lisbon, no antigo Cave 23, e é o segundo projeto do portuense em Lisboa [o primeiro é o fine-dining Black Pavillion, no mesmo hotel], a que junta o jovem coimbrense numa vontade conjunta de surpreender o paladar e divertir tanto quem está na cozinha como quem está do outro lado do balcão.
Intimista e especial, o restaurante abre apenas cinco vezes por semana, de terça a sábado, ao jantar, com menu de degustação, no valor de €150, ou €250, se escolher a harmonização de vinhos. “A carta não é fixa, fazemos os pratos consoante os ingredientes diários disponíveis”, contou Vítor Matos. Ainda assim, há alguns clássicos bem desconstruídos e conjugações improváveis de encher o olho e a boca, como os espargos com molho holandês, estragão e caviar Oscietra, vindo da Áustria e produzido por amigos do chef Vítor, ou o waffle massa mãe com pudim abade de Priscos, presunto alentejano e torresmos.
Dicas úteis:
O hotel está localizado junto ao Jardim do Torel, um ótimo espaço para contemplar a vista para a cidade panorâmica sobre Lisboa até ao rio Tejo, passando pelo Bairro Alto e o Jardim de São Pedro de Alcântara. Se preferir palmilhar as ruas, desça até à baixa pombalina e explore os monumentos históricos, o Elevador de Santa Justa, o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa ou o Panteão Nacional, e as praças emblemáticas, como o Rossio, a Praça da Figueira e o Terreiro do Paço.
Onde dormir:
O próprio Torel Palace Lisbon, onde se situa o 2 Monkeys, é uma ótima opção para pernoitar. Resultado da cuidadosa recuperação de dois antigos palacetes do século XIX junto ao Campo dos Mártires da Pátria, no alto de uma colina com deslumbrantes vistas panorâmicas sobre o centro da cidade, o rio Tejo e o Castelo de São Jorge, este hotel tem 25 quartos, cuja decoração se inspira nos reis e nas rainhas de Portugal, conjugada com todo o conforto moderno. Há ainda uma piscina com área lounge e um bar.
Existem outras opções: por exemplo, o 138 Liberdade Hotel, na Avenida da Liberdade, ou o Altis Avenida, junto à Praça dos Restauradores, ou Luster Hotel, no Saldanha.