Quem vê as uvas amadurecerem nas vinhas durante meses, sabe que vindimar é uma verdadeira arte que aguça os sentidos.
Chegados a setembro, é tempo de voltar à rotina, mas também de apanhar a uva que dará origem aos melhores vinhos portugueses, uma arte ancestral , base da cultura mediterrânica que nos caracteriza.
No campo trabalha-se arduamente, no entanto o ambiente é de festa, alegria e de partilha intensa com a natureza. Dias de total conexão com a terra, que nos fazem voltar a centrar e ajudam a recomeçar.
A Herdade de São Miguel, situada no Redondo, bem no coração do Alentejo, abre as suas portas e convida-nos a fazer parte da equipa da Casa Relvas, participando na vindima e vivendo toda a cultura e tradição do vinho e da vinha no Alentejo, desde a uva até ao copo.
Durante todo o mês de setembro, às terças, quintas, sextas e sábados, as vindimas da Casa Relvas contam com a participação dos amantes do vinho e curiosos pela vinha.
O programa começa pelas 11h00, com a vindima manual, num ambiente descontraído,
onde se aprende a tratar de cada cacho com a nobreza própria do fruto da terra.
No passeio pela vinha, fala-se do terroir, do clima, da vinha em si e identificam-se as castas pelas quais se vai passando.
Segue-se a divertida e tradicional pisa a pé no lagar, a atividade mais esperada do programa.
A iniciativa, que tem uma duração aproximada de cinco horas, termina com uma prova de vinhos ou com um almoço com pratos típicos da região, harmonizado com vinhos.
Para participar no Programa de Vindima, a reserva deve ser feita com um mínimo de 72 horas de antecedência.
A arte de vindimar