Adquirido há cerca de quatro anos, este apartamento, tipologia T3, com 180m2, na Lapa, em Lisboa, é uma das várias habitações de um casal de Coimbra. “Situado num privilegiado condomínio fechado, que possui um jardim com árvores centenárias e uma maravilhosa vista sobre o Tejo e Santa Catarina, esta casa tem como objetivo ser um refúgio e espaço para receber amigos quando os proprietários estão na capital”, avança Paulo Cássio, autor da decoração.
Segundo o profissional, o projeto procurou criar uma atmosfera contemporânea, luminosa e intemporal que albergasse uma ‘coleção’ de peças de design sem, no entanto, ser minimalista. “Pretendia-se que a casa fosse um prolongamento das outras habitações do casal, também com a minha assinatura”, diz. “Mantendo a estrutura-base, o espaço foi só decorado e adaptado às exigências dos clientes. Optámos por manter intactas as paredes brancas e revestir apenas o hall, a papel de seda numa cor pinhão escuro, para o tornar mais ‘dramático’ e teatral. O papel estende-se à zona de refeições, estabelecendo a ligação entre os diferentes ambientes”.
O que mais chama a atenção nesta composição é a variedade de peças e a união de clássicos do design rigorosamente selecionados. “A ideia foi criar um espaço que deixasse que cada elemento vivesse por si próprio e contasse a sua história, quase um ‘palco’ para expor peças de eleição, de várias épocas, em que a coerência das mesmas entre si fosse unicamente a paixão dos proprietários e a minha por elas”, afirma o designer e responsável pelo showroom Cassioruadofaialporto. “Recorremos a peças nórdicas dos anos 60, de design dos anos 50 e 70, de origem francesa, italiana e americana, e a muitas desenhadas por mim especificamente para o projeto. Passam por aqui nomes como Eero Saarinen, Harry Bertoia, Pierre Paulin, Warren Platner, Poul Henningsen, Gae Aulenti, Richard Sapper, Verner Panton”, nota.
Decoração: Mistura à vista
Apartamento lisboeta, na Lapa, promove o encontro de escolhas modernas e clássicos do design.