
São várias as razões para o facto de estar afastada dos ecrãs e holofotes há vários meses, nomeadamente para estar mais focada em si e nos novos desafios profissionais que vão chegar ao longo deste ano, já que “2024 foi só para trabalhar, para semear”. Mas, para Sara Matos, o principal é estar dedicada e atenta ao filho, Manuel (fruto do relacionamento terminado com Pedro Teixeira). “Ele está ótimo, tem 3 anos e meio. Todas as fases são desafiantes e têm as suas coisas boas e más. Vivo ‘abraçada’ a esse desafio de querer ser uma mãe atenta. Quero mesmo que ele tenha sentido crítico em relação às coisas, quero que seja uma criança cuidadora. Obviamente, com os seus defeitos, como a mãe e como toda a gente. Mas é isso que eu procuro, este balanço e equilíbrio de ele se sentir feliz e de eu ser feliz também. É um equilíbrio que se vai fazendo”, afirma a atriz, de 35 anos, que é uma das estrelas da nova série luso-espanhola Ponto Nemo, que estreia a 28 de março na RTP e na plataforma Prime Video.
Um convite inesperado que assinala o seu primeiro projeto internacional, em que teve de praticar outro idioma e cujas gravações decorreram ao longo de quatro meses em Espanha e na Madeira. “Foi um convite de última hora. Foram quatro meses seguidos e não estava nada à espera de ser convidada para este papel. Mas foi incrível, adorei. É uma mulher super-racional. Ela não tem um par romântico, que é uma das coisas que, como atriz, estou muito mais habituada a trabalhar. É ficção científica. Para mim, foi uma experiência nova. É uma viagem de drama, fantasia, onde tudo acontece”, revela a artista. E acrescenta: “Foquei-me em ser uma mulher muito pragmática. O que se pede é que a minha personagem seja o cérebro, não há uma história paralela”.
“Gosto muito de mudar. Já mudei tantas vezes de penteado, mas sempre para trabalhos, nunca por mim.”

Para esta nova personagem, e mostrando o seu lado camaleónico, Sara Matos mudou, uma vez mais, o visual: “Gosto muito de mudar. Já mudei tantas vezes de penteado, mas sempre para trabalhos, nunca por mim.” Há ainda novos projetos, e looks, em que a vamos ver: “Até ao final deste ano, como vai estrear tudo, vai perceber-se para que personagem foi [cada visual].”
O início deste novo percurso internacional não era um sonho programado. Sara Matos continua a ser uma estrela da SIC e sempre com vários convites paralelos para outros trabalhos. “[O mercado internacional] não era uma coisa que ambicionasse. Agora, surgiu, foi no timing perfeito e agarrei a oportunidade. Gostava muito de fazer coisas lá fora, mas também estou com trabalho cá e para fazer coisas que nunca fiz antes. Portanto, é viver o presente e aceitar os projetos que estão a acontecer”, adianta sobre esta fase da sua vida.
“Continuo com o equilíbrio que tenho feito até agora, de ter sempre tempo para mim e para os meus. Há muito tempo para a Sara.”
Sempre bastante elegante nos eventos públicos em que comparece, desengane-se quem julga que o glamour faz parte do seu quotidiano. Pelo contrário! A artista gosta de primar pela simplicidade e passar discreta no dia a dia. Longe dos olhares públicos, não dispensa o seu fato de treino, calçado confortável e os seus refúgios para descansar, praticar ioga ou exercitar o corpo: “Agora veem-me linda, maravilhosa. Daqui a uns minutos [em casa], estou de fato de treino e as sapatilhas do costume. É mesmo isso que acontece. Passo muito despercebida.” À parte dos vários compromissos profissionais, há sempre tempo para se focar em si e naqueles que ama: “Continuo com o equilíbrio que tenho feito até agora, de ter sempre tempo para mim e para os meus. Há muito tempo para a Sara.”

A par da ficção, a estrela prepara-se para regressar ao teatro e, já esta semana, está a iniciar novo processo de ensaios. “Vou protagonizar a peça Guilhermina Suggia [violoncelista portuguesa de renome internacional], encenada pela Rita Calçada Bastos, no Teatro Experimental de Cascais. Estou muito feliz. Já estive a trabalhar, há todo um trabalho de pesquisa e estudo antes”, conta a atriz, que está de regresso ao palco que, há cerca de 20 anos, a viu “nascer” para o mundo da representação: “Nunca sinto como um regresso, sinto sempre que faço parte. Sei sempre o que lá acontece, tento ser assídua como público que vai ver as peças. Sinto que é uma casa que sempre me acolhe.” Entre séries, novelas ou teatro, o principal para Sara Matos é ter a possibilidade de interpretar boas personagens: “Eu prefiro representar. Prefiro ter cuidado ao escolher as personagens que quero fazer e dar sempre o meu melhor para me aproximar daquilo com que o público gostaria de se emocionar. É um trabalho que se vai fazendo, diário e no presente.”