A designer de moda francesa Vanessa Bruno vive com a filha Lune na zona histórica de Marais, em Paris. O edifício de 1650 servia originalmente como casa de repouso do rei Louis XIV e morada de grupos de caça. Hoje, o apartamento tem um charme boémio, de inspiração vintage, artisticamente misturado com apontamentos contemporâneos. Aqui, como nas linhas de roupa de Vanessa Bruno, os tons pastel desempenham um papel importante. A estilista nasceu e foi criada em Paris pela mãe dinamarquesa e pai italiano. Nos anos 60, a mãe trabalhou como modelo em Paris, o pai participou na criação das casas Emmanuelle-Khanh e Cacharel. Apesar de a moda ter estado sempre presente na vida de Vanessa foi uma visita ao Canadá que a inspirou a tornar-se estilista.
Pesou na compra deste apartamento a luz extraordinária e a vista impressionante sobre os telhados de Paris. Pouco depois, o vizinho do lado sugeriu-lhe a venda do seu apartamento. Vanessa é agora a proprietária de todo o piso, uma raridade atualmente em Paris. A fim de criar espaços amplos e arejados, a estilista necessitou de deitar abaixo muitas paredes. A área social foi pensada em open space e, apesar dos tectos altos, foi decorada com móveis baixos, para facilitar a circulação no espaço. Detalhes de charme, como composições de quadros e castiçais, são alguns pormenores presentes por todo o apartamento, as velas também, “uma tradição na Dinamarca, por ser um país onde o inverno é muito escuro e longo”, diz Vanessa. A luz é muito importante para a designer, daí a variedade de candeeiros de pé, de mesa, apliques ou suspensos, todos utilizados com o objetivo de criar diferentes atmosferas.
Decoração: Paraíso em Paris
A morada da estilista Vanessa Bruno em Paris é um espelho fiel do seu estilo e da tradição multicultural em que cresceu.