Há novas sardinhas na coleção Sardinha by Bordallo, uma iniciativa da marca centenária Bordallo Pinheiro, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa. O cardume fica composto com mais 28 novas criações, alinhadas com o ADN da coleção, em que a criatividade é a ‘arma’ que dá lugar a propostas inesperadas, na reinterpretação de um dos maiores símbolos da capital: a sardinha.
Uma das novidades da nova coleção Sardinha by Bordallo é a “Sardinha do Dia”, em puro vidro manual, integralmente soprada à mão. De edição limitada a 172 exemplares, é este ano apresentada também uma criação do artista Isaque Pinheiro, batizada ‘Puxa Brasa’.
Destaca-se, também, a nova parceria firmada com o World Press Cartoon, com duas criações que se debruçam sobre dois temas mais fraturantes da atualidade: o assédio sexual sobre mulheres, e o drama dos migrantes que arriscam diariamente a travessia pelos mares, fugindo de conflitos de guerra e esperando uma vida melhor.
Na nova coleção, criações ainda do chef argentino Chackall e do ator e humorista Rui Unas A pensar nos fãs de futebol e em ano de Mundial, nasceu a “Sardinha Gooolo!”, à qual se juntam nesse campeonato as sardinhas “vermelha”, “azul” e “verde”, da autoria de André Letria. Tipicamente lusitanas são as quatro novas sardinhas da autoria de Ana Sofia Gonçalves: “Bacalhau”, “Tinto”, “Táxi” e “Porta da Mouraria.
A imortal história de amor entre o Infante D. Pedro e da D. Inês de Castro é homenageada pelo traço da ilustradora francesa Rebecca Dautremer. Pedro e Inês renascem, apaixonados, em duas sardinhas icónicas, que podem ser compradas em conjunto, ou em separado. Também a história de um amor da rainha da pop por Lisboa é contada na sardinha “Madonna Alfacinha”, uma caricatura à cantora americana e à experiência da rainha da pop por terras lisboetas.
Directamente das águas agitadas das redes sociais, chega a sardinha “Maria Amor”, fruto de um concurso de criatividade lançado pela Bordallo Pinheiro, do qual se sagrou vencedora por votação dos fãs das redes sociais da marca a ilustradora Maria Tex.
Contam-se ainda nas novidades de 2018, as sardinhas que saíram do concurso anual de criatividade da EGEAC: “Uma Casa Portuguesa”, “Naperão”, “Lisboa à Mesa”, “Old Sardine”, “Jeans”, “Eu Gosto é do Verão”, “Adeus Lisboa”, “Festa Doméstica”, “Ginjinha da Sardinha” e “Noite de Verão”, são uma verdadeira ode à cidade de Lisboa.