Os luxuosos iates ancorados perto do porto de Gustavia, capital desta pequena ilha das Caraíbas, são um cenário bem familiar para os seus habitantes.
Cristóvão Colombo chegou a este destino paradisíaco por volta de 1493, batizando-o de S. Bartolomeu, numa homenagem ao irmão. Atualmente território oficial francês, S. Bartolomeu, ou St. Barts, como também é conhecido, passou, na segunda metade do século XX, a figurar no mapa turístico das elites endinheiradas mundiais, que aqui constroem as suas villas.
É o caso do projeto que se mostra, propriedade de um casal europeu que reside entre Londres e Paris, mas pelo meio ainda reserva alguns dias do ano para estar nesta parte do mundo.
Instalada perto da Praia do Governador, a mansão foi totalmente edificada em função do exterior. O horizonte infinito de intenso azul, onde se confunde céu e mar, é a envolvente perfeita para que seja ali o centro de toda a vida social.
Foram destinadas várias áreas para relaxar: day beds, sofás e poltronas asseguram conforto, já os pavilhões, com os seus painéis de madeira deslizantes, resguardam quando necessário e sobretudo quando o tempo causa partidas nestas paragens tropicais. Destacam-se as coleções de mobiliário de exterior da marca Kettal, assinadas por designers de renome, e de grande efeito estético. E é também ao ar livre que se fazem as refeições.
Colocada nas imediações da piscina panorâmica, a mesa, de dimensão generosa, é um convite a partilhar o jantar na companhia dos amigos, enquanto se celebra a vida a admirar um pôr do sol de cortar a respiração.
Vista geral do pavilhão instalado numa plataforma elevada, em teca. Fabricados em madeira e vidro, os painéis deslizantes desta estrutura protegem do vento e dos caprichos do tempo nestas paragens tropicais. Mobiliário de exterior da Kettal. Destaque para a cadeira Cala, com design de Doshi Levien.
Em vários recantos da propriedade existem zonas de descanso sol e sombra para se aproveitar ao máximo todas as potencialidades da residência.
Ambos da Kettal, o sofá da coleção Bitta, com design de Rodolfo Dordoni, e as cadeiras Roll, por Patrícia Urquiola, são garante de conforto em mais um spot para tirar partido da Natureza. Desta feita, foram instalados numa zona de circulação, em jeito de alpendre, entre os vários quartos da habitação.
Numa casa projetada para tempos de descanso e lazer, a decoração é apenas a necessária para garantir estética e conforto aos seus habitantes. Nas dependências mais íntimas e resguardadas da mansão há também uma abordagem minimal dos espaços no que respeita à seleção do mobiliário.
Fotografias: Jeanne Le Menn
Para quem já só pensa em férias, descubra este projeto nas Caraíbas