As cozinhas ao estilo britânico estão a conquistar o coração de quem gosta de espaços não só de trabalho como de convívio e partilha.
Assim, por contraponto à sobriedade e minimalismo, elementos sempre presentes nas cozinhas de estilo nórdico, as cozinhas de inspiração britânica aparecem cada vez em maior evidência, estão na moda.
Como tal, é como se o campo viesse à cidade. São modelos mais rústicos, uma tendência que agora se alarga às habitações urbanas.
Apresentada na última edição da Casa Decor Madrid, a cozinha Deulonder é um bom exemplo. Seguindo uma estética de inspiração british, o espaço foi dividido em três áreas complementares: hall de entrada, sala de jantar/espaço de trabalho e cozinha.
Separadas por caixas em vidro, divisórias que favorecem a sensação de espacialidade, as várias valências acabam por ganhar a sua independência.
À vista, mas resguardadas, as três áreas complementares desta cozinha foram enquadradas em caixas de vidro, divisórias que escondem e, simultaneamente, mantêm a comunicação visual entre si, características das cozinhas de inspiração inglesa.
Sublinha-se neste projeto a preocupação de selecionar materiais naturais. As madeiras naturais dominam, com destaque para os móveis em madeira maciça, interiores envernizados e frentes pintadas à mão, a somar aos bambus, que são exemplos de escolhas que procuram uma relação mais apertada com a Natureza.
Já o equipamento, aqui eletrodomésticos da Miele, proporciona economia e durabilidade.
Segundo Lluïsa Deulonder e Chone de la Sotilla, sócias fundadoras da Deulonder, a prioridade do projeto passou por criar ambientes funcionais, apelativos e, sobretudo, confortáveis.
Neste projeto, a equipa responsável procurou ainda apostar em soluções mais ecológicas. Entre elas, uma misturadora com filtro de água (o que evita o consumo de água engarrafada) da Quooker, marca oriunda dos Países Baixos, especializada em torneiras que integram diversos elementos específicos, muitos deles virados para a sustentabilidade.
Fotos: Nacho Uribe Salazar