Está a pensar vender a sua casa?
Então confira estas quatro dicas para utilizar a iluminação a seu favor.
Para levar a bom porto a venda de uma casa, todos os detalhes contam: a localização, acabamentos, ter zonas verdes próximas, casas arejadas, boa orientação solar, etc.
E entre esses detalhes, a iluminação aparece como um elemento fundamental, não só potencia a estética da propriedade como pode fazer subir o seu valor.
Assim, para o ajudar a preparar a venda da casa, a Engel & Völkers, uma das principais agências imobiliárias no segmento do luxo, deixa-lhe quatro dicas para valorizar a sua casa através da luz.
- Dê prioridade à iluminação natural
A iluminação natural é a melhor fonte de luz para uma propriedade. Assim, além de criar a ilusão de que as áreas da casa são mais amplas, também cria um ambiente mais convidativo. Certifique-se de que as janelas e outras entradas da casa estão limpas e desobstruídas, a ideia é entrar o máximo de luz natural possível.
- Utilize a iluminação artificial estrategicamente
A iluminação artificial, quando aplicada estrategicamente, pode ser utilizada para complementar e potenciar a luz natural. Ela é responsável por criar ambientes mais acolhedores e convidativos. Nesta linha, adapte a combinação dos diferentes tipos de iluminação aos aspetos que pretende destacar.
- Escolha as lâmpadas certas
O tipo de lâmpadas utilizadas pode ter um impacto significativo na aparência de uma propriedade. Podem realçar a beleza e a estética do espaços. Opte por lâmpadas que emitam uma luz quente e convidativa, como branco suave ou branco quente. Evite usar lâmpadas brancas frias ou à luz do dia, já que podem dar a ideia de que a propriedade é desconfortável.
- Atenção às tonalidades e intensidades da iluminação artificial
É necessária uma especial atenção na iluminação artificial, já que precisa de ser bem escolhida e adaptada a cada ambiente. No que toca a iluminação, além das cores – quentes ou frias – é também necessária uma especial atenção à intensidade e tonalidade, já que impactam diretamente a atmosfera, as emoções e a harmonia da propriedade. Ambientes bem iluminados tendem a criar sensações mais acolhedoras. As luzes inteligentes e reguláveis podem ser uma boa aposta para ajudar na intensidade da iluminação.
Em suma, a iluminação desempenha um papel fundamental na venda de propriedades, já que é um aspeto que impacta diretamente com a estética, com o valor percebido do imóvel, a perceção das áreas e poderá também influenciar a sensação de segurança.