Estava rodeada de três dos seus quatro filhos e de dois – na verdade duas – dos seus onze netos, por isso, Rosa Lobato de Faria era a imagem de uma mulher feliz no dia do lançamento do seu mais recente romance, As Esquinas do Tempo.
Foi com um sorriso e até algum nervosismo que a autora apresentou o seu livro, perante o olhar atento de amigos, admiradores e, acima de tudo, da sua família. " A presença dos meus filhos, netos e da minha irmã deixa-me muito feliz. O meu marido [ Joaquim Magalhães] não pôde vir pois está doente, mas assim fico mais descansada e, de qualquer forma, é como se ele estivesse presente", declarou, antes do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho fazer a apresentação da obra, uma história inesperada sobre uma mulher que faz uma involuntária viagem no tempo.
A relevância do momento não impediu a escritora de estar especialmente atenta à neta mais nova, Violeta, de cinco anos, filha de Nuno Franco (o único filho que teve da relação com Carlos Gomes Franco), que quis estar sempre abraçada à avó. Os momentos de ternura entre ambas acabaram por captar as atenções do fotógrafos, o que, curiosamente, não embaraçou a menina.
Também a neta Mariana mostrou ser muito próxima da autora, a quem fez questão de pedir um livro autografado. A acompanhá-la estava a mãe, Bi Rebelo de Sousa, filha mais nova de Rosa, e que foi uma das primeiras pessoas a chegar à Fundação Medeiros e Almeida, em Lisboa, na companhia do marido, Pedro Rebelo de Sousa. " A minha mãe não tem o hábito de nos mostrar os livros antes, mas até acaba por ser melhor, pois devo confessar que gosto de assistir ao lançamento primeiro, pois aguça-me a curiosidade. Não é que fosse necessário, mas ajuda a pegar no livro logo no instante seguinte", explicou Bi, que é fã do trabalho da mãe.