Em reconhecimento da dedicação de Manuel Engrácia Carrilho à cidade de Viseu, enquanto presidente da câmara, o município atribuiu-lhe o mais alto galardão da cidade, o Viriato de Ouro. Uma homenagem póstuma que contou com a presença dos familiares mais próximos do ex-autarca, que morreu em 1992.
Manuel Maria Carrilho mostrou-se orgulhoso da obra deixada pelo pai e do carinho com que Viseu o recorda. "Trabalhou muito para esta terra, e sempre com prazer. Estamos muito contentes com este reconhecimento", afirmou, no final da cerimónia, o embaixador de Portugal junto da UNESCO, que tinha a seu lado a mulher, Bárbara Guimarães, o filho de ambos, Dinis Maria, bem como o filho mais velho, José Maria, fruto do seu primeiro casamento.
"É um dia de grande emoção para a nossa família. Não conheci os meus sogros, mas estão sempre presentes nas nossas conversas e na nossa vida. Somos uma família unida!", referiu, por seu turno, Bárbara, sempre atenta a Dinis Maria, que, aos cinco anos, assistiu à sua primeira cerimónia oficial. Alvo de sucessivos flashes – a que não está habituado -, o filho do diplomata e da apresentadora mostrou-se tranquilo e pouco incomodado com tanta atenção. "Ele não podia faltar, porque é uma homenagem ao avô, uma pessoa extraordinária. Tenho muita pena de não ter conhecido os meus sogros nem de ter partilhado com eles o nosso Dinis", concluiu Bárbara Guimarães.