
José Saramago e Pilar del Rio, no Porto
Joaquim Norte Sousa
No regresso à Feira do Livro do Porto,
José Saramago foi recebido por uma multidão de admiradores que, pacientemente, esperaram por autógrafos do Nobel da Literatura. Apesar de Saramago parecer fisicamente fragilizado, a mulher do escritor,
Pilar del Rio, assegurou à CARAS:
"Ele está bem! Teve uma bronquite, como tantos milhares de pessoas, devido às mudanças de tempo, mas está a recuperar bem."
Nas duas horas que passou no Porto, o escritor, que se mostrou paciente, explicou:
"Tenho uma longa vida de contacto com os meus leitores. E como agora estes encontros já não são tão frequentes, tenho que aproveitar cada momento para estar com eles." Pilar corroborou:
"Se ele não gostasse destes encontros, não viria. Só está aqui porque quer."
Pilar del Rio aproveitou ainda a ocasião para convidar as pessoas a visitarem o blogue do escritor e falou da Fundação José Saramago, que terá sede em Lisboa:
"Ali, os portugueses terão acesso ao património íntimo de José Saramago, que ele tão amavelmente quer partilhar com o mundo."