
A família Cavaco Silva
Victor Freitas
Foi uma semana muito tensa para o Presidente da República, mas incluiu um momento familiar que o ajudou a descontrair. Primeiro, Aníbal Cavaco Silva fez uma declaração ao País sobre o já famoso "caso das escutas" e, dois dias depois, recebeu em audiência o primeiro-ministro, José Sócrates, para 45 minutos de conversa sobre o resultado das eleições de dia 27. Mas, nesse mesmo dia, o Chefe de Estado esteve na inauguração oficial da exposição 1 Século – 10 Lápis – 100 Desenhos – Viarco Express, no âmbito das comemorações do quinto aniversário do Museu da Presidência, e que incluiu um miniconcerto de Maria João e Mário Laginha. E teve a seu lado a mulher, Maria, os dois filhos, Patrícia e Bruno, a nora, Perpétua, e três dos seus cinco netos, Mariana, Afonso e João Vicente.
E foi precisamente João Vicente, primeiro filho de Bruno e Perpétua, que concentrou as atenções durante a cerimónia, mostrando-se muito sociável. Pela mão dos pais, ao colo da tia, Patrícia, ou a brincar com os primos, o bebé, que completa dez meses no dia 13, fez as delícias dos presentes. A começar pelo avô, que por diversas vezes, ao longo do concerto, brincou com o neto. Por sua vez, a primeira-dama passou boa parte do evento de braço dado com Mariana, de 12 anos.
Tendo em conta o momento político, o Presidente preferiu não falar com os jornalistas, o que impossibilitou a recolha de um comentário sobre este fim-de-tarde em que só estiveram ausentes Luís Montez, marido de Patrícia, e os seus dois filhos mais novos, António Luís e João Maria.