Na opinião de
Sofia Carvalho, "
um dos lados bons de se ser uma pessoa conhecida é poder dar a cara por acções de solidariedade". Por isso, respondeu prontamente ao convite da Karater Models para integrar o leque de figuras que fazem parte do calendário dedicado ao tema da comemoração do Centenário da Implantação da República, que está à venda com a revista TVMais, e cujas receitas revertem na totalidade para vários projectos de inclusão social desenvolvidos pela SIC Esperança.
No calendário, a directora da SIC Mulher personifica a República: "
Foi uma experiência única, porque é uma personagem que todos conhecemos da História, e que associamos a uma certa austeridade. Mas o que me levou a aceitar este desafio foi a vertente solidária." Vertente essa para a qual faz questão de sensibilizar as filhas,
Constança, de 11 anos, e
Carolina, de nove, que também se dedicam a acções de solidariedade no colégio. "
As minhas filhas estão as duas muito sensibilizadas para estas causas e já percebem perfeitamente o objectivo dessas mesmas acções. Elas gostam de ajudar o próximo." O que fazem ainda mais nesta época: "
Sou contra o consumismo no Natal e felizmente elas não pedem muita coisa. Percebem que não podem ter tudo o que querem e sentem já alguma responsabilidade por terem coisas que os outros não têm e que por isso devem ajudar essas outras pessoas a ter uma vida melhor. Acho que as minhas filhas estão no bom caminho."