VÍDEO: João Lima
TEXTO: Andreia Cardinali / Marta Mesquita
Depois de um Inverno rigoroso, apetece celebrar a chegada da Primavera. Os dias de sol, as tardes passadas ao ar livre e as roupas mais leves fazem as delícias de quem já espera há tanto tempo pelas temperaturas amenas desta época do ano. Para celebrar o início desta estação, a CARAS e a Seat convidaram um grupo de figuras públicas para passar um fim-de-semana em plena paisagem alentejana.
Foi ao final do dia de uma sexta-feira que os convidados deixaram o rebuliço da cidade e chegaram ao Hotel Caminhos de Santiago, em Santiago do Cacém. Apesar do seu design moderno e do protagonismo do preto na decoração, este espaço está perfeitamente inserido na paisagem e convida quem por lá se passeia a relaxar, seja dentro ou fora de portas. A decoração deste hotel, elogiada por todo o grupo, foi feita por
Cristina Santos e Silva, que integrou, juntamente com o marido,
José Pinto, e com as duas filhas,
Rita, de 19 anos, e
Mariana, de 15, este divertido grupo. Foi com um entusiasmo contagiante que a decoradora explicou em que é que se inspirou para criar este ambiente único:
"O projecto de arquitectura já existia e a ideia era humanizá-lo. Criei uma relação muito estreita com a proprietária, Cristina Rito, que, sendo alentejana, conhecia muito bem as suas raízes e os objectos de artesanato que pretendia. Palmilhámos o Alentejo à procura das velhinhas que faziam as mantas, das irmãs que faziam o trabalho dos trapos, pois o intuito era dar um conceito actual que destacasse o espírio de um design hotel, mas que as pessoas percebessem, fossem portuguesas ou estrangeiras, que estavam num espaço característico do Alentejo."
Dada a proximidade com o projecto, a arquitecta e decoradora de interiores sentiu-se praticamente em casa durante este fim-de-semana:
"A Primavera é um estímulo para grandes coisas, para o amor, para as paixões, mas também para as profissões. Gostei muito do fim-de-semana. Formámos um grupo muito simpático, heterogéneo, com características e interesses diferentes, mas isso é que lhe deu graça."
Apesar de este ter sido o primeiro contacto com alguns dos convidados, Cristina e a família contaram com a companhia dos amigos de longa data
Rui e
Teresa Salvador. O cavaleiro e a directora financeira desfrutaram ao máximo destes dias, até porque não é habitual conseguirem conciliar horários de modo a passarem momentos como este ao lado dos filhos,
Bernardo e
Francisca, de 15 e 12 anos, respectivamente.
"Foi um fim-de-semana calmo, bom para descansar, que era o que estava a precisar. Éramos um grupo simpático, com algumas pessoas que já conhecia… Foi muito agradável", comentou o cavaleiro. Sempre em sintonia com o marido, Teresa afirmou que usufruiu ao máximo da companhia de todos os convidados:
"O grupo não poderia ser mais simpático, completámo-nos muito e o sentido de família era um aspecto que todos tínhamos em comum. Foi um fim-de-semana diferente que deu para carregar as baterias antes de regressarmos a mais uma semana de trabalho."
Apesar das temperaturas amenas e do próprio ambiente alentejano convidarem ao descanso, os convidados ocuparam boa parte do tempo procurando conhecer o que de melhor esta região tem para oferecer, nomeadamente no que toca à gastronomia. O
chef
José Júlio Vintém, responsável pela cozinha desta unidade hoteleira, ensinou o grupo a cozinhar algumas das iguarias que foram mais tarde servidas ao jantar, no restaurante Peregrino. Entre a preparação das migas e da sericaia, as gargalhadas foram ingredientes essenciais para o sucesso deste
workshop. O artista plástico
Diogo Muñoz, a mulher,
Maria do Carmo, e as filhas,
Leonor, de oito anos, e
Carminho, de seis, foram dos mais entusiastas durante esta actividade:
"Isto agora é uma mais-valia para a minha mulher continuar casada comigo mais uns aninhos, porque lá em casa sou eu que cozinho. Por que é que acha que a minha mulher continua comigo?", brincou Diogo.
Domingas Leite Castro e
Vítor Ferreira também levam boas memórias deste fim-de-semana, o primeiro que passaram fora de casa com o filho,
Afonso Manuel, de seis meses.
"Foi muito bom para o nosso filho, porque privou com pessoas novas e nunca tinha estado com tanta gente no mesmo ambiente e durante tanto tempo seguido. É um bebé muito simpático, andou no colo de toda a gente e foi muito apaparicado", comentou a relações-públicas.
Momentos antes de regressar a Lisboa,
Patrícia Piloto, que esteve sempre com o filho,
João Francisco, de 11 anos, resumiu o espírito de todo o fim-de-semana:
"Adorei o hotel, o grupo, estava tudo óptimo e, ainda por cima, tivemos sorte com o tempo. É mesmo um excelente começo de Primavera, com alegria. No Alentejo, as paisagens continuam preservadas, e isso é óptimo."
CLIQUE PARA VER MAIS VÍDEOS
CLIQUE PARA SUBSCREVER A NEWSLETTER DA CARAS
Siga a CARAS no
Facebook
e no
Twitter
!
VÍDEO: Grupo animado dá as boas-vindas à Primavera na paisagem alentejana
"Adorei o hotel, o grupo, estava tudo óptimo e, ainda por cima, tivemos sorte com o tempo." (Patrícia Piloto)