Hugo Chapouto tinha cinco anos quando experimentou andar de patins, gostou tanto que passou a praticar patinagem artística. Fê-lo em Custóias, onde morava com os pais. Começou a participar em provas. Estreou-se numa de ‘pares de dança’, no Porto. Percebeu que patinar era a sua vida e vai coleccionando medalhas.
Começou a representar Portugal fora de portas. Alcançou o primeiro lugar no Campeonato Europeu de Pares de Dança, em Vigo, em 2002.
Em 2004 interrompeu a patinagem, não só porque não estavam reunidas algumas condições para continuar – como as condições financeiras -, mas também para terminar o curso de Arquitectura que estava a tirar no Porto e para frequentar o programa Erasmus em Barcelona.
Em 2008 regressou à competição com o objectivo de conquistar o primeiro lugar num Campeonato do Mundo. Começou por ser o melhor da Europa, numa prova em Trieste, Itália. E, em Novembro último, com 23 anos, acabou por conseguir o primeiro lugar no pódio mundial na variante solo dance, em Friburgo, na Alemanha. Hugo Chapouto passou a ser o primeiro português a conseguir este feito.
Agora trabalha para o Campeonato do Mundo de 2010 que vai ter lugar em Portugal e no qual Hugo Chapouto espera levar para casa uma medalha, de preferência a de ouro.
PARA VOTAR EM HUGO CHAPOUTO: 760 20 70 04
VEJA PARTE DO TRABALHO DO PATINADOR: