Alexandra e
Serafim Ribeirinho Soares são protagonistas de uma história de amor que começou há 18 anos e que atinge agora o seu clímax. À espera do primeiro filho em comum, a relações-públicas, de 41 anos, e o cirurgião plástico, de 57, vêem os laços e os sentimentos que os unem reforçados. A bebé, que se chamará Alexandra, como a mãe, nasce em setembro e é esperada com ansiedade por toda a família, nomeadamente pelos filhos mais velhos de Serafim,
João, de 24 anos, e
Luís, de 16.
A CARAS encontrou o casal no Algarve, no fim de semana do 41.º aniversário de Alexandra, que coincidiu com mais uma competição automóvel de Serafim Ribeirinho Soares. Com provas dadas na cirurgia estética, é também um piloto reconhecido e com vários prémios ganhos. Nos tempos livres, o cirurgião ainda caça. Dois
hobbies que testam os níveis de adrenalina e servem de escape ao stresse diário da clínica.
– Em 2011 comemora 30 anos de carreira. Qual o balanço que faz?
Serafim R. Soares – Sempre quis ser cirurgião e tive a sorte de aprender com os melhores. A cirurgia implica uma aprendizagem diária, muito trabalho manual, e quanto mais se faz, melhor se faz. Sinto-me realizado com o meu trabalho, a que dedico grande parte da minha vida, e é muito gratificante ver a satisfação das pessoas quando saem da clínica.
– Tornar as pessoas mais bonitas é o seu trabalho. Felizmente, em casa, tem uma das mulheres mais bonitas do País. Conte-nos como se conheceram…
– Quando nos vimos, há 18 anos, ficámos imediatamente conquistados. Mas foi difícil conseguirmos ficar juntos, porque vivia com outra pessoa na altura. Felizmente, tudo se solucionou e o amor venceu, foi mais forte que todas as contrariedades. Casámo-nos em 2000 e temos uma vida muito feliz.
– E a assinalar dez anos de vida em comum vão ter a vossa primeira filha. Por que esperaram tanto tempo?
Alexandra – Tínhamos decidido não ter filhos. O Luís, o filho mais novo do Serafim, passou sempre muito tempo connosco e vejo-o como um filho. Temos um casamento saudável, damo-nos lindamente, é uma relação liberal, sem tabus, estamos muito presentes no dia-a-dia um do outro e nunca sentimos esse vazio.
– Mas a Alexandra foi uma filha planeada?
– No verão de 2008 o assunto dos filhos veio à conversa e o Serafim disse que gostava de ter tido um filho comigo. Fiquei contente, mas pensei que já era tarde, pela nossa idade. A dúvida ficou no ar e uns meses depois resolvemos tentar. Em janeiro passado soube que estava grávida…
– Como recebeu a notícia da gravidez?
– Foi uma alegria louca, porque pensei que não ia conseguir, aos 40 anos. Quando contei ao Serafim, ele brincou e disse que era bom que fosse uma menina, uma vez que já tem dois rapazes. E assim foi.
– Como se sentiu quando soube que ia voltar a ser pai?
Serafim – Senti que me estão a dar uma terceira oportunidade. Nunca fui um pai muito presente no crescimento do João e do Luís, por questões de trabalho. Quando o João nasceu, estava no início da especialidade e os horários do hospital não deixavam muito tempo para a família. Com o Luís, estava a divorciar-me e tive de refazer a minha vida toda, começar de novo. Felizmente, o Luís passou muito tempo connosco. Hoje, estou numa fase diferente da minha carreira, por isso vou conseguir ter mais tempo para usufruir deste terceiro filho.
– Como vê a Alexandra como mãe?
– Está bonita, como sempre. Já lhe disse que é a grávida mais linda do mundo! Todas as modificações que o corpo dela tem sofrido são normais na maternidade e ficam-lhe bem. E está, sem dúvida, ainda mais próxima de mim, porque carrega algo que também é meu. E isso aproxima-nos ainda mais, é inevitável.
–
Quem escolheu o nome para a vossa filha?
– Fui eu. Gosto muito do nome Alexandra e acho que é uma forma de nós perdurarmos.
–
Como é que o João e o Luís receberam a notícia desta gravidez?
Alexandra – O João teve uma reacção que nos encheu de alegria. Ficou tão feliz que me agarrou e quis saber se seria menino ou menina. Já o Luís é mais reservado e introvertido.
Serafim – Mas teve comportamentos fabulosos, de extrema sensibilidade. Compreendeu a vontade da Alexandra ter um filho, ficou feliz e mostrou-o em comportamentos que só quem o conhece bem apanha. Foi incrível.
Alexandra – Eles tratam-me muito bem e gostamos muito uns dos outros.
– Já só faltam quatro meses para ver a Alexandra. Está ansiosa?
– Sim, mas quero que aconteça tudo no tempo certo. Já tenho uma foto da ecografia em 3D e vi que tem um nariz igual ao meu e a boca como a do Serafim.
CLIQUE PARA SUBSCREVER A NEWSLETTER DA CARAS
Siga a CARAS no
Facebook
e no
Twitter
!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.