FOTOS:
Salvador Colaço
Assistir de perto às provas e conviver com os melhores surfistas do mundo foram os grandes motivos que levaram muitas figuras públicas a rumar a Peniche, onde se disputava o Rip Curl PRO 2010, oitava etapa do circuito mundial de surfe.
Sem medo ou receio do mau tempo, Henrique Balsemão, um dos primeiros dinamizadores do surfe em Portugal, deslocou-se a Peniche acompanhado da família. Assumindo ter "saudades de ver ao vivo e a cores" uma prova desta importância, o empresário, que explora um espaço de turismo na Costa Vicentina, explicou a razão maior da sua presença: "Viemos especialmente para ver o ‘Saca’, para lhe dar o nosso apoio e para retribuir as visitas que ele nos faz à Carrapateira", referindo-se a Tiago ‘Saca’ Pires, o único surfista português do circuito mundial.
Peniche foi também palco da união de forças do casal Francisco Spínola e Pimpinha Jardim. "Trabalhar em família é o melhor que podemos ter", começou por dizer Pimpinha, acrescentando: "Damo-nos todos muito bem, comunicamos lindamente e, como se pode ver, tudo acaba por correr ainda melhor." Por sua vez, Francisco Spínola, diretor de marketing da Rip Curl, confessou a sua satisfação: "Foi um dia difícil, com muita afluência de público, mas o resultado final foi ótimo. Foi o primeiro de muitos dias fantásticos", afirmou, tendo em conta que a prova só termina no próximo dia 18 de outubro.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.