João Moura, de 50 anos, e Filipa Telles de Carvalho, de 29, estão juntos há quatro anos e esperam agora o segundo filho em comum. A fisioterapeuta está grávida de seis meses e sabe que vai ter uma menina, cujo nome está escolhido: Madalena. Juntar-se-á ao outro filho do casal, João Tomás, de dois anos.Embora no início da relação a união não tenha sido bem aceite pela família, agora, segundo Filipa, “os momentos mais conturbados já foram ultrapassados e estamos numa fase muito tranquila e feliz”.
Apesar de ser um homem de parcas palavras e ter alguma dificuldade em falar de sentimentos, o cavaleiro garantiu que se sente muito feliz com o que a vida lhe tem proporcionado: “Tento sempre fazer feliz quem está a meu lado. Os filhos são sempre bem-vindos e ter mais um filho é, obviamente, uma satisfação. Ter filhos faz falta e acho que um casal é mais feliz quando os tem. Os filhos são o mais importante da vida.”
Foi na companhia dos filhos, do cavaleiro, João Moura Jr., de 21 anos, e Miguel, de 14, e do sobrinho, João Augusto, de 25 anos, com os quais partilhará a arena na Corrida do Sporting, no Campo Pequeno, a 14 de Outubro, que o casal, juntamente com o filho mais novo, se deixou fotografar. A entrevista, já se disse, foi feita maioritariamente a Filipa, que falou sobre a sua relação com o cavaleiro e o momento mágico que vive.
– Como tem sido a experiência da maternidade?
Filipa – Não é fácil, é uma grande responsabilidade, mas aprendemos bastante, inclusivamente a dar valor a outras coisas. Agora, com dois, vamos ver, pois o Tomás é super-ativo. É uma grande responsabilidade, mas é também a melhor coisa do mundo.
– E como é a relação entre os irmãos?
– O João Tomás adora os irmãos. Assim que os vê não quer saber mais de mim, o que é uma grande vantagem [risos].
– Que tipo de pai é o João?
– Muito meigo e atento. É um homem muito carente e está sempre a pedir uma festinha, um carinho e se puder dar isso aos filhos, melhor.
– E com a Filipa, também é assim?
– Quando estamos rodeados de pessoas, nem por isso, mas sozinhos, sim. Ele é uma pessoa muito dada.
– Segundo percebi esta tarde, o João Tomás também já demonstra gosto pela tourada…
– É verdade. Ele já tem um touro de borracha, uma muleta e um capote e adora. Mas ele faz tudo, toureio a pé, a cavalo e a pega, por isso, não sei muito bem o que vai sair dali… [risos].
– Como encara essa possibilidade, de que ele possa vir a seguir a carreira do pai?
– Não tenho outro remédio. Quando o João Jr. tem uma boa atuação ou está num momento de aflição, preocupo-me como se fosse meu filho e será com certeza o mesmo que sentirei com o João Tomás. Quero que ele faça o que entender e o fizer feliz.
– O João já é pai de uma menina, a Rita, de 18 anos, e agora será da Madalena. Ele é muito protetor?
– O João é um homem à antiga, o típico ‘machão’ alentejano: as mulheres são para estar no seu sítio, quietas e sossegadas. Não sei… Se ela tiver o meu feitio, não será fácil, se sair à Rita, será melhor para ele, pois ela é bastante tranquila [risos].
– Como conseguem continuar apaixonados, se o João tem esse lado de ‘machão’ e a Filipa de mulher moderna?
– Tive de mudar algumas coisas e ele também, apesar de nele ser mais complicado, devido à idade que tem. Temos conseguido e, graças a Deus, é por isso que temos estado lindamente um com o outro.
– Estão, então, numa fase tranquila…
– Completamente, estamos muito felizes. Agradeço muitas vezes ao João por me ter escolhido, porque se assim não fosse, eu jamais iria à sua procura e não seria feliz.
João Moura e Filipa Telles de Carvalho: “Um casal é mais feliz quando tem filhos”
Dois anos depois de terem sido pais de João Tomás, o cavaleiro e a fisioterapeuta esperam a segunda filha em comum, Madalena.