Depois de uma época intensa recheada de sucessos,
Hélder Rodrigues acaba de regressar de Marrocos com mais uma vitória. A primeira edição do Merzouga Rally, disputada exclusivamente em pistas do deserto, foi uma oportunidade de treinar em ambiente real de competição e assinalou da melhor forma a contagem decrescente para o Dakar Argentina-Chile 2011.
A pouco mais de um mês de embarcar para a Argentina, onde irá disputar o quinto Dakar da sua carreira, Hélder Rodrigues está a intensificar a sua preparação para a prova rainha do todo-o-terreno mundial. Foi com este espírito que o piloto aceitou o convite do italiano
Edo Mossi – também ele um
habitué do Rali Dakar – para alinhar na primeira edição do Merzouga Rally.
Fora dos principais calendários da modalidade, esta competição disputou-se quase exclusivamente em pisos de areia no extremo sul de Marrocos, mais concretamente na região de Merzouga. Rodrigues viu aqui uma oportunidade para realizar mais um importante treino sem a habitual pressão das provas da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e ao cabo de seis dias de deserto regressou a casa com bons motivos para sorrir.
"Vencer esta corrida é apenas uma questão simbólica, pois de pilotos consagrados apenas esteve presente o
Jordi Viladoms, que acabou por desistir logo no início. Mais importante foi mesmo a possibilidade de testar afinações e algumas novas soluções na minha Yamaha WR 450", afirmou Rodrigues no final. Marrocos é desde há vários anos o local de treinos preferido pelo mais bem sucedido piloto português no Dakar – foi quatro na última edição:
"Venho para esta região várias vezes por ano e agora que se iniciou a contagem decrescente para mais um Dakar é aqui que decido as últimas afinações antes de partir. Para já posso apenas dizer que estou bem fisicamente, a moto está à altura e sai daqui com a motivação bem alta".
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.