A escolha da grande eleição de elegância da CARAS já faz parte da tradição. E por isso, à semelhança do que aconteceu o ano passado, convidámos as três primeiras classificadas a escolherem as nomeadas deste ano.
Catarina Furtado não pôde aceitar o convite, mas
Yolanda Noivo e
Sofia Carvalho conseguiram encontrar um espaço nas suas agendas para se encontrarem e, numa reunião marcada pela descontração, e também pelo
glamour e elegância, levaram a cabo a tarefa proposta.
A empresária e a apresentadora e diretora da SIC Mulher escolheram as 30 candidatas – 20 mulheres que se destacaram a nível nacional e dez a nível internacional -, mas a decisão final cabe exclusivamente aos nossos leitores. Ambas concordaram que foi fácil encontrarem uma sintonia de opiniões, já que partilham a noção de elegância:
"A elegância não tem apenas que ver com a roupa, pois esta faz parte de um todo, tem sobretudo que ver com a postura, a forma de estar e de nos relacionarmos com os outros. Penso que escolhemos um leque de pessoas que, de uma maneira geral, já são conhecidas publicamente por terem as atitudes corretas na alturas certas e serem, de facto, naturalmente elegantes. A seleção não foi nada difícil, pois temos a mesma ideia de elegância e nas pessoas que selecionámos isso é óbvio", explicou Yolanda Noivo, enquanto Sofia Carvalho acrescentava:
" A personalidade e postura da própria pessoa são fundamentais para que seja elegante. Foi uma escolha bastante consensual, mas escolher é sempre uma grande responsabilidade. A lista é grande e termos de selecionar nem sempre é fácil, mas eu e a Yolanda estávamos de acordo e acho que correu muito bem. Tivemos um ou outro caso em que discordámos, mas depois conversámos e foi consensual, saiu fumo branco muito rapidamente." [risos]
Tanto para Yolanda como para Sofia, a elegância é algo que deve fazer parte do dia-a-dia, pelo que tentaram aplicar este conceito também aos critérios que usaram na escolha:
"Tentámos abranger várias gerações, pois as mulheres podem ser elegantes em qualquer idade. São mulheres que construíram uma carreira e houve uma série de requisitos que fizeram com que esta lista seja, de facto, a que achámos melhor. Hoje em dia a mulher destaca-se cada vez mais pela sua carreira, temos mais mulheres em lugares de destaque, o que se reflete nesta lista. A elegância também passa por isso, por saber conciliar a carreira com a vida pessoal e familiar. Não é por uma mulher ter uma vida ativa profissional, importante e absorvente que vai descurar-se a si própria. Mas também acho que, hoje em dia, a mulher é uma supermulher e ter a capacidade de ser ainda elegante é fantástico", justificou Sofia Carvalho.
Yolanda explicou ainda, por seu lado, que ser-se elegante não é diretamente proporcional à visibilidade que cada mulher pode ter:
"Tentámos relativizar algumas coisas… Pensar que não é propriamente a quantidade de eventos em que uma pessoa aparece e que a possam tornar mais popular que faz valer a sua elegância, ou que esta não depende da sua visibilidade, já que isso se deve muitas vezes à natureza da profissão. Também tivemos em conta o percurso de vida de quem selecionámos, ao longo do ano que passou. A maioria das mulheres que escolhemos é trabalhadora, mãe, são mulheres de família e donas de casa e que mesmo assim conseguem encarar tudo isso com um sorriso tranquilo, organizar a sua vida e manter a elegância. O sorriso é um grande truque e também uma forma de se ser elegante."
Ambas garantiram ainda que apesar de se sentirem honradas com este convite, ir a votos é uma tarefa bastante mais fácil:
"Prefiro estar do outro lado e ser escolhida do que ter de selecionar. Haverá, com toda a certeza, mulheres muito elegantes que ficaram de fora, mas ser jurada é assim mesmo e coube-nos a nós essa seleção", declarou Sofia. A lista de nomeadas será revelada na próxima edição da CARAS.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.