A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, antecipou para hoje, quarta-feira, o regresso a Brasília, encurtando o programa de visita oficial de 24 horas a Portugal, devido ao falecimento do antigo vice-presidente José Alencar, disse à Lusa fonte da Presidência brasileira.
O regresso a Brasília efetuar-se-á depois da cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa ao antigo chefe de Estado brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para a manhã de quarta-feira na Universidade de Coimbra.
A Presidência da República portuguesa confirmou à Lusa o encurtamento do programa, adiantando que Dilma Rousseff regressa imediatamente ao Brasil a seguir à cerimónia na Universidade de Coimbra, não participando no almoço em honra de Lula da Silva previsto para o Palácio de São Marcos em Coimbra.
Dilma Rousseff tinha agendado para a tarde de quarta-feira contactos políticos, designadamente com o seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, com o presidente do parlamento, Jaime Gama, e com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates.
O regresso estava inicialmente marcado para depois do jantar em honra de Dilma Rousseff, oferecido por Cavaco Silva no Palácio de Belém.
A deslocação de Dilma Rousseff a Portugal era a primeira a um país desde a sua posse no cargo, no passado dia 1 de janeiro.
José Alencar, que foi vice-presidente de Lula da Silva, morreu hoje por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, em São Paulo, informaram fontes hospitalares.