Casados há dez meses,
Ricardo Pereira, de 31 anos, e
Francisca Pinto Ribeiro, de 27, estão à espera do primeiro filho, que deverá nascer em outubro. A viver no Brasil, onde Ricardo acaba de gravar uma novela e prepara já a próxima, o ator e a pesquisadora de arte quiseram dar a notícia de viva voz à família, aproveitando uma viagem a Portugal por motivos profissionais para o fazerem. E foi logo no início desta estada que o ator falou à CARAS do momento de felicidade que ele e a mulher estão a viver.
![Francisca Pinto Ribeiro e Ricardo Pereira Francisca Pinto Ribeiro e Ricardo Pereira](/users/0/14/francisca-pinto-ribeiro-e-ricardo-pereir-19f2.jpg)
– Como reagiram quando souberam da gravidez? Era esperada ou foi um imprevisto?
Ricardo Pereira – Foi mais ou menos esperado, porque entendemos que seria uma boa altura para termos um filho. E é claro que ficámos muito felizes mesmo. É o concretizar de um sonho de ambos. Mas como também sempre disse, estas coisas não têm uma data nem têm que ser programadas, ia acontecer e aconteceu, de forma muito natural.
![Francisca Pinto Ribeiro e Ricardo Pereira Francisca Pinto Ribeiro e Ricardo Pereira](/users/0/14/francisca-pinto-ribeiro-e-ricardo-pereir-3c3f.jpg)
– A Francisca está grávida de quanto tempo?
– Cerca de três meses.
– E como se tem dado ela com a gravidez?
– Como todas as mulheres, a Francisca está mais sensível, mas muito calma e feliz. E até agora não teve complicações de maior, nem enjoos, nem nada do género.
![Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro](/users/0/14/ricardo-pereira-e-francisca-pinto-ribeir-bc49.jpg)
– Deram agora a notícia à vossa família. Como foram as reações?
– Quisemos dar a notícia em primeira mão aos nossos pais, daí termos guardado algum segredo no Brasil. Chegámos agora para uma curta temporada, para eu fazer uns trabalhos, porque estou nomeado para os Globos de Ouro e para darmos esta notícia. Organizámos um jantar para dizermos aos nossos pais e depois contámos ao resto da família. Ficaram todos muito felizes, porque é mais uma criança para mimarem. É sempre bom darmos continuidade à vida e às gerações que nos puseram no mundo, perpetuando o nome, os valores e as tradições das famílias.
![Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro](/users/0/14/ricardo-pereira-e-francisca-pinto-ribeir-84ac.jpg)
– E agora como vai ser, vão continuar a viver entre o Brasil e Portugal ou pensam regressar?
– Acabei agora uma novela no Brasil,
Insensato Coração, e já estou em fase de pré-produção da próxima, que começa em junho,
Aquele Beijo, do
Miguel Falabella. Vai começar a ser gravada na Colômbia e depois passa para o Brasil. Obviamente que vou continuar a investir na minha carreira no Brasil, tal como a Francisca, que tem lá o seu trabalho. O mais provável é que a gravidez seja passada no Brasil. E ainda não decidimos onde vai nascer a criança. Será onde acharmos que estarão reunidas as melhores condições.
![Francisca Pinto Ribeiro e Ricardo Pereira Francisca Pinto Ribeiro e Ricardo Pereira](/users/0/14/francisca-pinto-ribeiro-e-ricardo-pereir-f679.jpg)
– E não o preocupa viver com um bebé num país conhecido pela sua insegurança?
– Já vivo no Brasil há algum tempo e sempre disse que não é assim tão mau como o pintam. E o Rio de Janeiro, por estar a preparar os Jogos Olímpicos e o Mundial, está a mudar para muito melhor, a segurança é cada vez maior. Por isso, acho que não podia haver melhor altura para morar no Brasil.
![Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro](/users/0/14/ricardo-pereira-e-francisca-pinto-ribeir-7f80.jpg)
– Longe da família, vai ter que dedicar uma atenção redobrada à Francisca…
– Esse também é o papel de um pai. Tenho e vou dedicar. Claro que tanto os pais da Francisca como os meus pais vão tentar dar toda a assistência que puderem, apesar de o Brasil não ser assim tão perto. Mas a Francisca vai ter, garantidamente, todo o apoio emocional necessário para ter uma excelente gravidez.
![Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro](/users/0/14/ricardo-pereira-e-francisca-pinto-ribeir-11e8.jpg)
– Assusta-o a ideia de se tornar responsável por um novo ser humano?
– Estamos ambos um pouco ansiosos, como acredito que esteja qualquer casal à espera do primeiro filho. Obviamente que as responsabilidades vão aumentar, mas estarei cá para isso. Quero estar presente em tudo na vida do meu filho, recebê-lo da melhor maneira e estar sempre a seu lado.
– Têm preferência pelo sexo do bebé?
– É-nos completamente indiferente, ao ponto de ainda nem termos decidido se vamos querer saber o sexo do bebé antes de nascer. Acima de tudo, queremos é que venha com muita saúde. E queremos que seja uma experiência agradável, até para, quem sabe, a repetirmos. [risos]